Prefeitura de Caraguatatuba investe em atendimento à mulher
Desde o mês de abril, Caraguatatuba conta com o Centro de Referência de Saúde da Mulher-Pró Mulher.
Em quatro meses, o espaço realizou cerca de 4 mil atendimentos/consultas. Somente em ginecologia, foram mais 1.956 consultas.
O Centro de Referência conta ainda com consultas pré-natal de alto risco, mastologia, endocrinologia, nutrição, psicologia e pediatria, além de exames de mamografia, densitometria óssea, ultrassonografia e exames citológicos de papanicolau. O local abriga ainda Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI) e o Banco de Leite Humano.
Além disso, todos os recém-nascidos terão a primeira consulta com pediatra na nova unidade e a mãe terá o apoio no Centro de Atendimento Materno Infantil (CEAMI), além de atividades de pré-natal.
Vítimas de violência
Caraguatatuba inaugurou em novembro de 2017 um equipamento totalmente diferenciado para atender mulheres vítimas de violência – o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM). Desde a inauguração, o CIAM tem atendido uma média de 245 vítimas por mês.
O serviço tem o objetivo de atender e fortalecer as mulheres vítimas de violência.
No CIAM é realizado o acolhimento, atendimento individual, atendimento psicossocial, atendimento sociojurídico e encaminhamentos específicos para a rede de serviços.
Posteriormente, são encaminhadas para grupos operativos de resgate à autoestima, que funcionam às terças-feiras, às 16h, na sede do CIAM, no Indaiá, e às quartas-feiras, às 14h30, no do Pró-Mulher, Centro.