Prefeitura de Caraguatatuba forma 2ª turma da Guarda Mirim
A segunda formatura dos aspirantes à Guarda Mirim da Prefeitura de Caraguatatuba será realizada na próxima quarta-feira (25/09). A solenidade está marcada para começar às 19h, no Teatro Mario Covas, no bairro Indaiá.
Ao todo, serão 56 alunos formados entre 14 e 16 anos, seis a mais que a primeira formatura realizada em abril deste ano quando 50 guardas participaram da cerimônia.
Na primeira fase do projeto, que se encerrará nesta quarta-feira, os estudantes participaram de uma formação com conteúdos de disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aulas de cultura caiçara, que abordaram aspectos históricos e geográficos da região.
Além disso, tiveram aulas com orientações em temas como Defesa Civil, atividade física, ética, cidadania, noções gerais de direito e direito constitucional, noções gerais de legislação e trânsito, além de noções básicas de ecologia e preservação do meio ambiente.
O diretor e professor do projeto, Daniel Ribeiro de Souza, contou que esta turma está pronta e capacitada a exercer os aprendizados da primeira fase da Guarda Mirim.
“Quando eles chegaram, eu percebi que esta turma tinha um aspecto diferente da primeira. Eles tinham muito mais história de vida e dificuldades pessoais, que poderiam ser prejudiciais ao aprendizado. Porém, eles tornaram esses aspectos como algo para lhes motivar e superar. Hoje eu tenho orgulho imenso desta turma e a garantia de que eles conseguirão exercer excelentes funções na administração pública e iniciativa privada”, disse o diretor.
O projeto socioeducativo tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã desses adolescentes que, enquanto realizam o curso, são aspirantes a Guarda Mirim. Os adolescentes recebem uniformes, vale transporte e refeições. Após o curso de seis meses, recebem também uma bolsa auxílio.
Agora, com o início da segunda fase, os jovens receberão uma bolsa no valor de R$ 548,90, mais cesta básica de R$ 129,74 paga em dinheiro, por até dois anos, em trabalhos realizados na administração pública ou iniciativa privada. A carga horária é de 20h semanais divididos em dois períodos (manhã e tarde). As atividades são desenvolvidas em horário contrário ao período escolar.
Como contratar um Guarda Mirim
A empresa interessada em contratar um Guarda Mirim para o seu negócio precisa seguir algumas simples etapas. A primeira é entrando em contato com a própria Guarda, passando qual o perfil de jovem que ela gostaria de contratar. Após isso, será feita uma seleção com os possíveis candidatos para a entrevista com o interessado e em seguida é feita a contratação do Guarda Mirim.
Incentivos fiscais ao contratante:
– Apenas 2% de FGTS (alíquota 75% inferior à contribuição normal);
– Empresa registrada no “Simples”, que optar por contratar um Jovem Aprendiz, não terá acréscimo na contribuição previdenciária;
– Dispensa do Aviso Prévio remunerado;
– Isenção da multa rescisória;
Os interessados podem entrar em contato pelo email (guardamirim@caraguatatuba.sp.