Prefeitura abre edital para Assistente de Alfabetização
Foto: Claudio Vieira/PMSJC
A Secretaria de Educação e Cidadania da Prefeitura de São José dos Campos publicou nesta terça-feira (5) edital para credenciamento de assistentes voluntários para atuarem no Programa Tempo de Aprender que irá acontecer nas escolas municipais de ensino fundamental.
O programa Tempo de Aprender é um programa de Alfabetização da PNA (Política Nacional de Alfabetização) do MEC cujo propósito é melhorar a qualidade em todas as escolas públicas do país.
A atuação do assistente nas escolas será como apoio no processo de Alfabetização dos estudantes de 1° e 2° anos do Ensino Fundamental regular e apoio ao professor Alfabetizador nas escolas, contribuindo no desenvolvimento da leitura, escrita e matemática dos alunos.
Inscrições
Podem se inscrever brasileiros maiores de 18 anos que tenham formação de nível médio completo. Os interessados em atuar como voluntário devem se inscrever até o dia 13 de abril preenchendo um formulário do Google e anexando os documentos solicitados. A inscrição é gratuita, o edital com todas as informações pode ser consultado neste link.
Seleção e ajuda de custo
O processo seletivo será executado e validado por uma equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania. A classificação geral deverá ser divulgada no dia 27 de abril. Os classificados serão chamados nas Unidades escolares a partir do dia 2 de maio.
Embora seja uma atividade voluntária, o assistente de Alfabetização do Programa Tempo de Aprender recebe uma ajuda de custo, instituída na Resolução nº 06 de 20 de abril de 2021, no valor de R$ 150 por mês, por turma atendida, considerando o limite máximo de cinco turmas por assistente. O valor visa auxiliar em despesas com transporte e alimentação.
A carga horária será de cinco horas semanais por turma, considerando o limite máximo de 25 horas semanais por assistente.
Programa Tempo de Aprender
Inscrições: de 5 a 13/4/2022
Edital e inscrições aqui.