Por WhatsApp, golpistas tentam obter dados de servidores públicos
A Prefeitura de Pindamonhangaba vai registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil a respeito de falsas mensagens que os funcionários da saúde têm recebido sobre atualização de cadastro.
Desde a última semana, golpistas estão tentando se passar por membros da administração municipal para obter informações sobre os servidores. Eles têm utilizado números de WhatsApp, com imagem do brasão do município para tentar enganar os funcionários, obter dados, e aplicar golpes.
Assim, enviam mensagens e solicitam dados como RG, CPF, e-mail, endereço, fotos, dentre outros. Em algumas das mensagens se apresentam como membros da administração municipal, como ocorreu com um falso comunicado atribuído à Secretaria de Saúde e à secretária da pasta, Ana Claudia Macedo.
“Fui abordada por alguns servidores que desconfiaram das mensagens que receberam. Olhei a mensagem e o conteúdo nunca foi criado pela Secretaria de Saúde ou por seus integrantes”, disse Ana Claudia.
Além de não ser o padrão da Prefeitura, fazer atualização de cadastro via WhatsApp, o texto mal redigido, com erros de pontuação, auxiliou os profissionais de saúde a desconfiarem da mensagem. “Tem duas situações que ajudam a despertar desconfiança. A primeira delas é que o processo envolvendo servidores, como atualização de cadastro, por exemplo, é realizado pelo Departamento de Recursos Humanos, via plataforma 1DOC, direcionada para o login e cadastro específico de cada servidor ou para a Secretaria em que ele trabalha, mas nunca por WhatsApp. Realizamos processo cauteloso e formalizado dentro das nossas plataformas oficiais de comunicação. A outra é que alguns servidores desconfiaram do padrão de mensagens, em desconformidade com as normas gramaticais”, ressaltou o secretário de Administração, Marcelo Martuscelli.
O secretário alertou os servidores a desconfiarem de mensagens e orientou a comunicar imediatamente o superior, caso recebam esse tipo de conteúdo.