Pindamonhangaba participa do lançamento do Mapeamento de Saúde Digital
Na segunda-feira, dia 24 de março, Pindamonhangaba esteve presente no lançamento do Mapeamento de Iniciativas de Saúde Digital e dos requisitos tecnológicos das unidades prestadoras de serviços para o SUS. Representando o município, participaram a secretária adjunta de Saúde Roberta de Abreu Faria, o secretário adjunto de Tecnologia, Inovação e Projetos, Sylvio Braz Junior, e a chefe de Divisão da Secretaria de Saúde, Marlla Dônola.
O projeto, desenvolvido em parceria com o InovaHC (Hospital das Clínicas da FMUSP), tem como objetivo identificar boas práticas, modelos de sucesso e desafios tecnológicos na saúde pública. A iniciativa engloba cerca de 6.300 instituições de saúde, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBSs), hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) e unidades prisionais, abrangendo todos os 645 municípios do Estado de São Paulo.
O Programa de Saúde Digital Paulista, liderado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, se destaca como referência na implementação de soluções digitais voltadas para a otimização da gestão e ampliação do acesso à saúde. Entre suas principais estratégias, estão:
PDI Saúde Digital: Pesquisa e inovação para a transformação da saúde pública; NIES (Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde): Responsável por analisar dados essenciais para embasar decisões mais assertivas.
Uma pesquisa será disponibilizada entre os dias 2 de abril e 15 de julho, com o intuito de levantar informações detalhadas sobre infraestrutura tecnológica, interoperabilidade, telessaúde, segurança da informação e maturidade digital das unidades de saúde estaduais.
Segundo informações do secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, o mapeamento permitirá uma melhor compreensão das necessidades regionais, possibilitando a otimização de recursos e consolidando São Paulo como referência em saúde digital na América Latina.
“A participação de Pindamonhangaba reforça o compromisso do município com a inovação e o aprimoramento dos serviços de saúde, contribuindo para um futuro mais tecnológico e eficiente na área da saúde pública”, destacou a secretária adjunta de Saúde, Roberta Faria.