Pindamonhangaba é a primeira cidade do Estado a aderir ao Pacto Global Antirracismo
Pindamonhangaba recebeu o certificado de primeira cidade do Estado de São Paulo a aderir ao Pacto Global Antirracismo, na quarta-feira (25), durante o 11º Encontro da Rede Global de Cidades Antirracistas, realizado no Hotel Intercity Pátio Pinda. O certificado foi recebido pelo prefeito Dr. Isael Domingues no evento que contou com a presença de representantes de 28 cidades da região sudeste.
A abertura contou com a fala das autoridades: prefeito Dr. Isael Domingues, presidente da Câmara vereador Norbertinho, presidente interina da Rede Global de Cidades Antirracistas, Jackeline Nascimento, diretora de Articulação Interfederativa do Ministério da Promoção da Igualdade Racial, Dra. Isadora Bispo (representando a secretária nacional do Ministério da Igualdade Racial, Ieda Leal), presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pindamonhangaba, prof. Wagner Eduardo,
e secretário municipal de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado.
O secretário chamou ao palco Thais de Oliveira, filha de João do Pulo Carlos de Oliveira, e apresentou um vídeo contando um pouco da história do atleta e da injustiça que sofreu das Olimpíadas de Moscou. Falou sobre a luta para o resgate da medalha de ouro olímpica e das tratativas para reconhecimento de João do Pulo como Herói Nacional. Também chamou ao palco o dirigente Regional de Ensino, Luis Gustavo, e falou sobre a parceria para levar para os estudantes a história de João do Pulo enquanto o mais importante vulto da história do município.
Em sua fala, o secretário João Carlos chamou à frente também os secretários presentes (de Obras e Planejamento, Marcela Franco; de Educação, Luciana Ferreira; de Cultura e Turismo, Alcemir Palma e diretora do Procon, Gislene Cardoso) e falou sobre a importância da gestão integrada e da luta para que o antirracismo seja pauta em todas as ações de todas as pastas da Prefeitura. A secretária Marcela Franco apresentou um projeto de uma nova obra, um local que está sendo pensando para somar na luta da igualdade racial, que receberá o nome de Casa dos Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial. Ainda pela manhã, foi também oficializada uma outra importante ação: a adesão de Pindamonhangaba ao Sinapir (Sistema Nacional de Igualdade Racial), junto ao Governo Federal, com a publicação no Diário Oficial. Com esta adesão, a cidade poderá receber recursos federais para a realização de ações de combate ao racismo.
Em seguida, o evento contou com mesa mediada tendo a participação do Delegado Seccional Dr. Marco Ricardo Parra; Diretora de Articulação Interfederativa do Ministério da Promoção da Igualdade Racial, Dra. Isadora Bispo; Presidente Interina da Rede Global de Cidades Antirracistas, Jackeline Nascimento; Promotor de Justiça de Pindamonhangaba, Dr. Jaime Meira do Nascimento Júnior e Prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues. A mediação foi realizada pela diretora municipal de Direitos Humanos, Cidinha Pedroso, com interação da plateia.
A manhã foi encerrada com a palestra do prefeito de Jacareí, Isaías Santana, que mostrou o exemplo da cidade no combate ao racismo.
Na parte da tarde, o público foi recebido com uma intervenção artística e, na sequência, foram feitas as formações técnicas com a equipe do Ministério da Igualdade Racial.
Na quinta-feira, dia 25, foi realizada uma reunião exclusiva com as cidades signatárias da Rede Global de Cidades Antirracistas, no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina.
“O governo federal criou um Ministério específico para a Igualdade Racial mas que todos os ministérios estão sensibilizados. E nós, aqui em Pindamonhangaba, copiamos essa modelagem, com a criação da Secretaria da Mulher Família e Direitos Humanos, em 2022, para institucionalizar políticas públicas com participação dos conselhos e da sociedade, e colocar ações para que tragam essa pauta, para que a gente possa fazer com que as verbas federais, estaduais e municipais possam ser melhor direcionadas”, explicou o prefeito Dr. Isael Domingues. “Veja só a importância de promovermos essa discussão, o que esse debate já causou impacto, sobre a reparação histórica, sobre rotas de turismo, essa pauta é muito importante. Estivemos em Brasília e hoje estamos no SINAPIR – Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial – e assim pretendemos continuar avançando”, concluiu o prefeito.