Pinda vai lançar questionário para aplicação do censo de inclusão de pessoas com deficiência
A Prefeitura de Pindamonhangaba recebeu representantes do Conselho da Pessoa com Deficiência na terça-feira (6) para discutir a aplicação do Programa Municipal de Cadastro e Identificação das Pessoas com Deficiência, popularmente chamado de censo para pessoas com deficiência, além debater novas ações e políticas públicas sociais a este público.
O objetivo do censo é conhecer a realidade de cada pessoa com deficiência, o perfil, necessidades e demandas para nortear a formulação das políticas públicas inclusivas e direcionar as políticas já existentes.
O encontro reuniu o prefeito de Pindamonhangaba, Ricardo Piorino, a chefe de gabinete, Thais Batista, a diretora da Pessoa com Deficiência, Letícia Souza, o presidente do Conselho, Pedro Cruz, a vice-presidente, Andrea Campos Sales, e os conselheiros Jeferson Oliveira, que também é presidente da Cavalgar de Equoterapia – que faz vários trabalhos em parceria com a Prefeitura na área da inclusão, Ivonete Santos, Stefânia Apolinário e Luciana Simonetti – diretora da Mulher e Família da Prefeitura.
No encontro definiram que a próxima etapa do censo de inclusão, que já está em fase de elaboração entre a Prefeitura e o Conselho, será a aplicação do formulário específico, por meio das secretarias da Mulher, Família e Direitos Humanos e de Tecnologia, Inovação e Projetos para que as pessoas com deficiência ou próximas a ela possam responder um questionário que servirá de base para um amplo mapeamento e cadastro de todas as pessoas com deficiência, o grau de cada deficiência, a área e outros dados fundamentais.
Os membros do Conselho já fizeram testes no formulário e, em breve, ele será amplamente divulgado e aplicado em todo o município. A iniciativa envolverá outras secretarias da Prefeitura, como Saúde, Educação, Assistência Social, e Comunicação e Eventos.
“Estamos nos ajustes técnicos finais para a aplicação deste formulário em todo o município, o que vai nos permitir um diagnóstico pleno e a conclusão do nosso censo”, disse a diretora da Pessoa com Deficiência, Letícia Souza.
Sobre o encontro com os membros do Conselho da Pessoa com Deficiência, o prefeito Piorino ressaltou que “o objetivo é fortalecer o diálogo com o Conselho, aprimorar e ampliar as ações, estabelecendo uma agenda de trabalhos concretos e objetivos, para direcionar as políticas públicas de maneira mais eficiente em prol das pessoas com deficiência”.
Piorino também destacou a elaboração do fluxo específico para atendimento a pessoas com deficiência nas repartições públicas. “Um projeto que já vem sendo discutido entre Prefeitura, Conselho e que, em breve, entrará em funcionamento, beneficiando todas as pessoas com deficiência para que tenham acesso a equipamentos e serviços públicos de maneira mais ágil, fácil e prática, ajudando a ampliar a promoção da cidadania”.
O presidente do Conselho, Pedro Cruz, enalteceu a criação do censo da pessoa com deficiência e a elaboração do projeto sobre o fluxo de atendimento. “Estivemos reunidos com o prefeito para conversas importantes e construtivas sobre o censo. Estamos caminhando cada vez mais para melhorias nesta causa extremamente importante, questão da inclusão e da promoção social. E teremos novidades em breve, com o fluxo para atendimento das pessoas com deficiência nas repartições públicas”.
O Conselheiro Jefferson Oliveira agradeceu a Prefeitura pelas ações voltadas aos deficientes e também tratou da continuidade do apoio à equipe de equoterapia que disputa a prova de paratambor, que acontece em Araçatuba. “Pindamonhangaba é a única cidade do Vale do Paraíba que possui uma equipe na prova e o grupo tem trazido grandes resultados para a cidade. Alinhamos com o prefeito a continuidade desse suporte, renovando esse apoio à equipe que é formada por pessoas de Pindamionhangaba”.