Pinda recebe Prêmio Excelência Educacional para 17 escolas municipais
Dezessete escolas municipais de Pindamonhangaba receberam o Prêmio Excelência Educacional da Secretaria de Educação do Governo de São Paulo na terça-feira (25), no Memorial da América Latina, na capital paulista.
O prêmio tem como critério o Índice de Excelência Educacional (IEE), baseado nos resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e faz parte do programa Alfabetiza Juntos SP, que é destinado aos 645 municípios paulistas e as 91 diretorias de ensino. O IEE avalia a qualidade da educação de uma escola com base na média de proficiência em língua portuguesa e em matemática.
A cerimônia contou com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Secretário de Educação, Renato Feder, do presidente da Assembleia Legislativa de SP, deputado, André do Prado, além de representantes de vários municípios paulistas.
O prefeito de Pindamonhangaba, Ricardo Piorino, participou da premiação juntamente com a secretária adjunta de Educação, Jucélia Batista, a diretora pedagógica, Edma Bacelar, e outros membros da equipe de direção da Secretaria de Educação, bem como do secretário de Comunicação e Eventos, Alexandre Pió.
Piorino elogiou o trabalho dos profissionais da Educação, dos diretores das escolas, professores e dos alunos, que se destacaram durante todo o ano e conseguiram atingir as metas propostas. “Cada escola tinha um desafio, suas metas individuais, levando em conta a evolução das notas no Saresp, o Índice de Excelência Educacional, a complexidade da unidade e o histórico de notas. Tivemos um grande destaque com 17 escolas premiadas. Parabéns a todos pelo sucesso. Este prêmio reconhece o trabalho, a dedicação dos nossos profissionais e das nossas crianças, bem como do apoio que recebem de seus pais na aprendizagem, e é reflexo direto do nosso compromisso com a educação”.
O prefeito Piorino ressaltou que continuará investindo em educação. “Vamos continuar avançando em todos os indicadores da educação e vamos implantar mais melhorias. Uma dessas ações, que vão acontecer em breve, será contratação dos coordenadores pedagógicos, que terão papel fundamental nessa caminhada junto aos professores e estudantes, e que vai contribuir para que nossos índices avancem ainda mais”, afirmou o prefeito.
Cada escola premiada vai receber R$ 100,00 por aluno. Os detalhes de como cada unidade poderá utilizar a premiação ainda não foram definidos pela Secretaria de Estado.
As 17 escolas premiadas de Pindamonhangaba foram:
Profª. Maria Madureira Salgado “Dona Minica”
Padre Mario Antonio Bonotti
Arthur de Andrade
Dr. Ângelo Paz da Silva
Dr. André Franco Montoro
João Cesário
Padre Zezinho
Profª. Madalena Caltabiano Salum Benjamim
Profª. Maria Helena Ribeiro Vilela
Profª. Odete Correa Madureira
Profª. Rachel de Aguiar Loberto
Prof. Moacyr de Almeida
Prof. Paulo Freire
Profª. Gilda Piorini Molica
Profª. Isabel do Carmo Nogueira
Profª. Ruth Azevedo Romeiro
Serafim Ferreira