Pindamonhangaba

Pinda recebe exposição que resgata a história da Capela Sant’Ana

Na última sexta-feira, aconteceu a abertura da exposição “Capela Sant’Ana: um novo olhar, um novo tempo!”, no Museu Histórico de Pindamonhangaba. O evento marcou o início da mostra, que resgata a memória e o valor patrimonial da capela, resultado das oficinas de educação patrimonial promovidas pela empresa Origem Arqueologia, como contrapartida do projeto de Recuperação e Restauro da Capela Sant’Ana.
A exposição apresenta um olhar sobre a história e a identidade local, destacando elementos como a imagem da padroeira, os vitrais, a singularidade arquitetônica da capela, a técnica da taipa e os ladrilhos hidráulicos. Sob a orientação do arte-educador e Mestre da Cultura Popular Brasileira, Mestre Magela Borbagatto, as oficinas estimularam a conscientização sobre a importância do patrimônio. “A recuperação e o restauro de um bem patrimonial é uma maneira de uma comunidade manifestar respeito e carinho por aqueles que vieram antes, aqueles que lançaram os fundamentos da nossa história”, afirmou Mestre Magela.
A iniciativa, que contou com cerca de 100 participantes e apoio da Paróquia Sant’Ana e do SENAC, fortaleceu o vínculo da população com o espaço. “A Capela Sant’Ana, em processo de restauro, representa um importante marco da história local e, através dessa exposição, ganha um novo olhar e um novo tempo, reafirmando seu valor na memória e na identidade da comunidade de Pindamonhangaba”, destacou o Chefe de Divisão de Patrimônio, Mauro Celso Barbosa.
Para a presidente do Conselho do Patrimônio, Ana Maria Iadeluca, a exposição representa um marco significativo para a cidade. “É uma alegria imensa ver essa mostra acontecer. Saber que o restauro da Capela de Sant’Ana está em andamento, graças ao patrocínio da Novelis e ao trabalho da empresa Origem Cultural, nos enche de esperança. A Lei de Incentivo à Cultura, mais conhecida como Lei Rouanet, tem um papel fundamental para tornar projetos como esse realidade. Agora, seguimos na expectativa de novos patrocinadores para que esse restauro tão importante seja concluído”, afirmou.
A exposição permanecerá aberta ao público por tempo limitado, convidando visitantes a refletirem sobre a preservação histórica e a interação entre passado, presente e futuro. O Museu Histórico pode ser visitado de terça a domingo, das 9h às 17h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *