Pinda promove quinta Conferência Municipal da Cidade
Na última quinta-feira, dia 6 de junho, Pindamonhangaba promoveu a quinta edição da Conferência Municipal da Cidade, com o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”. O evento, realizado na Faculdade Anhanguera, reuniu autoridades e representantes da sociedade civil para discutir e propor políticas de desenvolvimento urbano, além de eleger os delegados que representarão o município na Sétima Conferência das Cidades Paulistas.
A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Dr. Isael Domingues, da secretária de Obras e Planejamento e presidente do Conselho da Cidade (CONCID), Marcela Franco, do presidente da Câmara dos Vereadores, Norberto Moraes, e do subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo, José Police Neto. A conferência promoveu um diálogo entre autoridades, gestores públicos e diferentes segmentos da sociedade sobre a política nacional e estadual de desenvolvimento urbano.
Durante a abertura, a secretária Marcela Franco destacou a importância da conferência para o município. “Este evento é crucial para alinharmos nossas políticas de desenvolvimento urbano com as demandas e expectativas da população, garantindo uma cidade mais justa e sustentável para todos”.
O subsecretário José Police Neto reforçou a relevância do evento, afirmando que “a conferência da cidade serve exatamente para isso, para observar a cidade a partir dos olhos do cidadão e iluminar o caminho daqueles que nos conduzem. A conferência precisa entender o que estamos acertando, o que ainda não acertamos e o que em nada acertamos e precisamos melhorar, para que, em outro momento, possamos compartilhar o que vem dando certo e reproduzir as experiências positivas de outros municípios”.
O prefeito Dr. Isael Domingues também destacou o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento urbano e a justiça social. “Precisamos desta conferência para avaliar se estamos no caminho certo, se podemos pisar no acelerador. E naquilo que possamos corrigir a rota, vamos buscar os modelos que vêm dando certo para aplicarmos aqui, na nossa cidade”.
Após a abertura oficial, houve a leitura e aprovação do regimento interno da conferência. Os participantes se dividiram em cinco eixos temáticos para discussões: Urbanismo e Habitação, Infraestrutura e Mobilidade, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Cidades Inteligentes, e Governança e Participação Social. Os debates prosseguiram até o horário de almoço.
Os segmentos representados na conferência incluíram o poder público, movimentos populares, trabalhadores, empresários, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, além de organizações não governamentais. A escolha dos delegados ocorreu de forma democrática, e foram eleitos os seguintes delegados:
Poder Público: 10 representantes
Legislativo:
Titular: José Carlos Gomes
Suplente: Regina Célia Daniel Santos
Executivo:
Titulares: Marcela Franco Moreira Dias, Francisco Gonçalves César Costa, Lucirene Vitória Góes França Cavalca, Maria Eduarda Abreu San Martin
Suplentes: Jayme Silva Neto, Ronan de Oliveira Pereira Bezerra, Daniela Ramos da Silva, Rafael Ribeiro Cavalcante de Souza
Movimentos Populares: 8 representantes
Titulares: Ana Clara Candido Costa, Suzete Patricia da Silva, Ruan Guilherme Xisto da Silva, Evaneli Aparecida Rezende
Suplentes: vagas não preenchidas por falta de candidatos
Trabalhadores representados por suas entidades sindicais: 2 representantes
Titular: Carlos Máximo Moura Marcondes Júnior
Suplente: Claudio Salgado de Macedo
Empresários: 2 representantes
Titular: Carlos Marcelo César
Suplente: Marcos Florindo Borges
Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa: 2 representantes
Titular: Luciano Alves de Araujo
Suplente: Emanuel Barreto Rios
Organizações Não Governamentais: 2 representantes
Titular: Regina Midori Fukashiro
Suplente: Larissa Néri de Oliveira Campos
Com a realização deste evento, Pindamonhangaba reafirma seu compromisso com a promoção de políticas públicas voltadas para a inclusão, sustentabilidade e participação democrática, visando construir um futuro melhor para todos os seus cidadãos.