Pindamonhangaba

Pinda participa do projeto educacional que incentiva o conhecimento e a valorização da cultura local

A prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, participou da eletiva “Discovery Docs – Jornalismo e Turismo”, que teve o objetivo de estimular o gosto pela cultura local e desenvolver a prática da linguagem pública e persuasiva. A eletiva, que foi criada pelas professoras Aline Pereira da Silva, de Língua Portuguesa, e Maria Wilza G. Duque Domingues, de Arte, da Escola Estadual Professor João Martins de Almeida, do bairro Jardim Boa Vista, proporcionou diversas experiências culturais enriquecedoras para os alunos.
Os alunos visitaram o Palacete 10 de Julho, sede do Departamento de Cultura e Turismo, acompanhados pelo diretor de Turismo, Fabio Vieira, onde o prédio histórico foi o cenário para discussões sobre acessibilidade no turismo, ecoturismo, gastronomia e a valorização dos patrimônios históricos materiais e imateriais da cidade. “A experiência impactou significativamente nos estudantes, que descobriram a riqueza e a importância da história e das tradições locais, essenciais para a construção de uma identidade cultural forte e a preservação desses bens para gerações futuras”, afirmou o diretor.
Os alunos expressaram suas impressões de forma entusiásticas. “Pindamonhangaba é um lugar incrível para quem quer conhecer história, também tem muitas opções incríveis como cachoeiras, trilhas, entre outros”, afirmou Laura, do 9° ano B.
Já a aluna Isabella Xavier, do 8° ano A, comentou sobre seu aprendizado. “Dentro do Palacete, podemos ver tudo sobre o lugar em que o barão morava, e para que servia cada cômodo, mostrando a história do lugar. Este é um ótimo ponto para turistas que querem saber mais sobre história e cultura e bom para quem quer conhecer os encantos da cidade”.
Para finalizar o projeto, uma palestra interativa foi desenvolvida na escola pela Secretaria de Turismo, pelas colaboradoras Rosana Bello e Miriam Percia que estimularam reflexões sobre o sentimento de pertencimento e gratidão pela cidade, carinhosamente conhecida como Princesa do Norte, que certamente ficará marcada na memória dos alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *