Pindamonhangaba

Pinda participa do lançamento da marca da Mantiqueira Paulista, em Campos do Jordão

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo realizou, na sexta-feira (16), o lançamento da marca turística da região da Mantiqueira Paulista “Mantiqueira-me”, durante a abertura do 2° Festival de Vinhos de Inverno, em Campos do Jordão. Pindamonhangaba esteve presente no evento, sendo representada pelo secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma.
A nova marca tem o objetivo de impulsionar o fluxo de visitantes e potencializar as vocações dos municípios que integram a região turística da Mantiqueira. O lançamento e apresentação da marca foram feitos pelo o secretário da Setur-SP, Roberto de Lucena.
O trabalho é em parceria com prefeituras e toda a cadeia do turismo para desenvolver um projeto conhecido como place branding, processo de criação da identidade da marca de um lugar para posicionar de forma competitiva os principais destinos da região, criando vínculos emocionais com seus públicos de interesse. Isso inclui identidade verbal e visual e plano de implementação para os seis municípios da região da Mantiqueira Paulista: Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São José dos Campos.
A região ganhou um vídeo promocional que apresenta os principais pontos turísticos dos municípios, além de um manual com informações estratégicas da marca, com as diretrizes de como disseminar os atrativos turísticos da região entre os visitantes e orientar as práticas de aplicação da marca.
“A marca vai potencializar as características e as vocações de uma região que está se consolidando ainda mais como destino turístico. O esforço de criação de uma identidade verbal e visual amplia a projeção dos atrativos locais e facilita o reconhecimento do público, impulsionando mais a atividade turística”, explicou Lucena.
Para a Mantiqueira Paulista, foi utilizado um jogo de palavras para criar a marca Mantiqueira-me, com destaque para o queira-me. Esse nome reflete o vínculo afetivo e as sensações de bem-estar e bem-querer, traz consigo também a missão de contribuir para despertar os sentimentos positivos pretendidos em relação à marca, de desejo (possível de ser realizado em várias ocasiões), aconchego e confiança. Os elementos gráficos remetem à natureza da região e suas montanhas.
Para o secretário Alcemir Palma a marca foi aprovada e a iniciativa, muito bem-vinda. “Com alegria pudemos ver o resultado apresentado pela Secretaria de Turismo e Viagens, com relação à marca da região. O processo contou com várias participações e entrevistas dos setores ativos do município, o que contribuiu para uma marca comum da Região Turística Mantiqueira Paulista. Com isso, o objetivo é atrair cada vez mais turistas e visitantes para a região como um todo, beneficiando também Pindamonhangaba”, analisou o secretário de Cultura e Turismo de Pinda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *