EsportePindamonhangaba

Pinda lança projeto “Esportes sem Fronteiras” para crianças autistas

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, inicia no dia 11 de março o projeto “Esportes sem Fronteiras”, voltado para crianças autistas. A iniciativa faz parte do Programa Escola de Esportes, que busca promove a inclusão e o desenvolvimento por meio da prática esportiva.

O projeto oferece aulas de atletismo e jogos coletivos no Centro Esportivo João do Pulo, além de taekwondo no Luiz Caloi. As atividades são destinadas a alunos com diagnóstico descrito em laudo médico, classificados nos suportes 1 e 2 do TEA (Transtorno do Espectro Autista). As turmas são divididas por faixa etária (de 07 a 10 anos; de 11 a 13 anos; e de 14 a 17 anos), com 10 vagas disponíveis para cada grupo.

Na ultima semana, a Secretaria de Esportes e Lazer se reuniu com representantes do Conselho da Pessoa com Deficiência para expor o planejamento inicial e definir os próximos passos do projeto. A gestora de Esportes, Marita Zeraik, responsável pelo projeto, explicou que a Escola de Esportes já atende crianças do município, oferecendo iniciação esportiva, inclusive para aquelas com deficiência. No entanto, o “Esportes sem Fronteiras” chega para ampliar esse atendimento, garantindo vagas exclusivas para crianças autistas. “Nosso objetivo é proporcionar o primeiro contato com o esporte de forma inclusiva e adaptada. Já atendemos crianças com deficiência, mas entendemos a importância de um espaço específico para os alunos com autismo, oferecendo a eles mais oportunidades de desenvolvimento e socialização”, destacou.

O secretário de Esportes e Lazer, Alcides Barbosa Junior (Jú), destacou que o projeto foi idealizado para atender crianças autistas, contando com profissionais capacitados para esse público. No entanto, ele ressalta que a iniciativa pode crescer no futuro. “Nosso objetivo é oferecer um ambiente acolhedor e adequado para o desenvolvimento das crianças autistas, que hoje tem a maior demanda, contudo, futuramente também queremos ampliar esse projeto para incluir ainda mais alunos que possam se beneficiar do esporte como ferramenta de inclusão e bem-estar”, afirmou.

As matrículas devem ser feitas presencialmente na Secretaria do Centro Esportivo João do Pulo. O projeto reforça o compromisso da cidade com o esporte inclusivo e a acessibilidade, garantindo às crianças autistas novas oportunidades de interação e desenvolvimento por meio do esporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *