DestaquesPindamonhangaba

Pinda lança obras de recuperação e restauro da Capela Santana

A Paróquia do Sant’Ana realizou na sexta-feira (6) a cerimônia de lançamento do projeto de Recuperação e Restauração da Capela de Santana. A iniciativa, financiada pela Lei Rouanet com apoio do Ministério da Cultura, Prefeitura de Pindamonhangaba, Secretaria de Cultura e Turismo, Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Cultural, Ambiental e Arquitetônico de Pindamonhangaba (CMPHAAP), Origem Cultural, Origem Arqueologia e patrocínio da Novelis, foi marcada pela presença de várias autoridades e membros da comunidade.

O evento contou com a participação de Alcemir Palma, secretário de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba, Marcela Franco, secretária de Obras e Planejamento, Ana Maria Guimarães, presidente do CMPHAAP, Rhosana Dalle, presidente da Academia Pindamonhangabense de Letras, vereadores José Carlos Gomes – Cal e Gilson Nagrin, André Bazzanella, do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional – IPHAN, Wagner Gomes Bornal, arqueólogo da Origem Cultural, Everaldo Silva, engenheiro responsável pela obra, Lívia Luz, representante da Novelis, entre outros.

Durante o lançamento, o pároco do Sant’Ana, Padre Afonso Lobato, expressou sua alegria e gratidão: “Após muitos anos de luta, conversas, reuniões e projetos, Pindamonhangaba está dando um passo significativo para iniciar a recuperação e o restauro da Capela de Sant’Ana”.

Ele agradeceu a todos os que colaboraram, destacando o apoio da Prefeitura, Câmara, Conselho, IPHAN e fiéis da igreja. O secretário de Cultura, Alcemir Palma, afirmou que o restauro é um marco na história da cidade, valorizando a Capela como um importante patrimônio cultural, religioso e histórico. Ana Maria Guimarães informou que a primeira etapa de reconstrução começará na próxima semana, com serviços estruturais para proteger as paredes laterais de taipa e a torre da capela, além de incluir a cobertura completa da igreja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *