Pinda fará vacinação contra febre amarela de casa em casa no Piracuama e Ribeirão Grande
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde e pelas equipes da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica à Saúde, vai levar vacinação contra febre amarela de casa em casa na região do Piracuama e Ribeirão Grande a partir de sábado (22).
O objetivo da Prefeitura é facilitar o acesso da população rural, especialmente dos corredores ecológicos do Piracuama e do Ribeirão Grande, às doses da vacina. “Embora a vacina esteja disponível em todas as unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, queremos levar o imunizante de casa em casa aos sábados, nestas duas regiões que são mais propensas à contaminação por febre amarela”, disse o chefe da Divisão da Vigilância Epidemiológica, Leonardo Martuscelli.
De acordo com ele, no sábado (22), das 8 às 12 horas, agentes de saúde vão percorrer os bairros das Oliveiras (região do Piracuama) e ainda Nova Gokula, Pesqueiro Pesque Truta e estradas vicinais do Ribeirão Grande. “Vamos iniciar a vacinação de casa em casa nestas áreas mais próximas à mata e depois levar para outros pontos dessas regiões, também de casa em casa aos sábados”, completou Leonardo Martuscelli.
Ele destacou que “por ser área de grande fluxo de turistas, quem estiver nas casas mas não for morador, também poderá optar pela vacinação. Assim conseguiremos imunizar mais pessoas”.
Na segunda-feira (17) representantes de várias áreas da saúde se reuniram e traçaram estratégias para ampliar a vacinação, dentre eles estavam o diretor de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, André Pereira, o chefe da Divisão da Vigilância Epidemiológica, Leonardo Martuscelli, a gestora da Imunização, enfermeira Fernanda Hasman, a assessora de Atenção Básica, Ticiane Marques, e as enfermeiras Rosana Valle de Almeida (PSF Cruz Grande) e Rita de Cassia Donzelini (PSF Bonscuesso).
Uma das soluções encontradas foi a vacinação de casa em casa, aos sábados, nas áreas próximas a locais em que a contaminação por febre amarela tem maiores chances de acontecer.
Intensificação da vacinação
Nas últimas semanas a Prefeitura já havia intensificado a vacinação contra a a doença em todas as unidades de saúde da cidade, para ampliar a cobertura vacinal e prevenir surtos, especialmente diante dos casos registrados no Estado de São Paulo.
A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba também enfatizou que a vacinação continua sendo uma estratégia essencial para evitar possíveis surtos e proteger a comunidade, uma vez que a febre amarela é uma doença viral transmitida por mosquitos e pode levar a complicações graves. “Mesmo sem registros da doença em Pindamonhangaba, precisamos estar preparados e imunizar a população”, ressaltou o diretor de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, André Pereira.
Já a gestora da Imunização, enfermeira Fernanda Hasman, lembrou que a vacina está disponível em todas as 27 unidades de saúde de Pindamonhangaba, seguindo os horários de funcionamento de cada local. “A imunização faz parte das ações de rotina e será oferecida de acordo com a faixa etária, podendo ser aplicada em pessoas a partir dos nove meses de idade. Em 2025 já vacinamos 1.067 pessoas contra a doença”.
O público alvo são as pessoas com idade entre 9 meses até 59 anos, 11 meses e 29 dias, de acordo com protocolo do Ministério da Saúde.