Pinda é palco de mutirão de laudo caracterizador
Pindamonhangaba foi palco de um mutirão de laudo caracterizador promovido pelo Polo de Empregabilidade Inclusivo (PEI) de Lorena, para emissão de documento que facilitará o ingresso das pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho e promoverá a inclusão social.
O mutirão foi realizado no dia 17 de agosto, na sede da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, e atendeu 36 pessoas, com diversas deficiências físicas – baixa mobilidade, deficiência auditiva, deficiência motora, dentre outras.
De acordo a diretora do departamento da Pessoa com Deficiência de Pindamonhangaba, Letícia Souza, o laudo caracterizador é um documento que comprova a deficiência da pessoa e facilita a contratação em vagas que sejam adequadas. O mutirão é uma iniciativa do Governo de São Paulo, por meio das secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Econômico.
Segundo Francisco Alves da Silva, um participante do programa, “a pessoa com deficiência muitas vezes se acha incapaz, e quando participam de um programa como esse consegue enxergar oportunidades, e que há espaço no mercado de trabalho. Além disso, e por outro lado a renda extra ajuda bastante”.
A ação integra o programa estadual Meu Emprego Inclusivo, fruto da parceria entre as Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Econômico com o Instituto de Tecnologia Social – ITS Brasil, que tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer cursos gratuitos de qualificação técnica e empreendedora. Mais informações no site http://empregoinclusivo.sp.gov.br/.
Em Pindamonhangaba, a iniciativa é apoiada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Mulher, Família e Direitos Humanos, Departamento da Pessoa com Deficiência, e Subprefeitura de Moreira César.