Pinda assume presidência da AgemVale Região Sub 2
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pindamonhangaba, Roderley Miotto, foi eleito presidente da região sub 2 da AgemVale (Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), dia 4 de setembro. A eleição ocorreu no Museu Histórico Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, em Pindamonhangaba, durante a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que contou com representantes dos 10 municípios que compõe a região sub 2 (Pindamonhangaba, Taubaté, Lagoinha, São Luiz do Paraitinga, Redenção da Serra, Natividade da Serra, Tremembé, Santo Antônio do Pinhal, Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí), entre prefeitos, secretários, vereadores, membros da sociedade civil, bem como o presidente da AgemVale e prefeito de São José do Barreira, Lê Braga, além do presidente da Câmara de Pindamonhangaba, Norberto Moraes.
Roderley Miotto, indicado pelo prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, a concorrer ao cargo, agradeceu pela eleição e disse que o objetivo da região sub 2 “é levar à AgenVale as pautas perminentes aos municípios de modo singular e coletivo, para que essas demandas sejam repassadas ao Governo do Estado para viabilizar melhorias na região”.
Ele explicou que “os assuntos mais abordados durante os encontros são segurança pública, saneamento básico, meio ambiente, infraestrutura, saúde e emprego. São as grandes pautas de interesse coletivo e que devemos pleitear de maneira conjunta”.
Roderley agradeceu aos municípios pela votação e ao vice-presidente eleito, Zico Caetano (vereador de Natividade da Serra).
Sobre a AgemVale
A Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVALE-LN) foi criada pela Lei Complementar 1.166, de 9 de janeiro de 2012, como um instrumento do Estado que permite a união de governo, prefeituras, iniciativa privada e sociedade civil organizada para trabalhar na solução de problemas que os municípios têm em comum: segurança, moradia, mobilidade, saneamento, saúde, habitação, educação, entre outros. A RMVALE-LN tem por finalidade promover planejamento regional para o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida; cooperação entre diferentes níveis de governo, mediante a descentralização, articulação e integração de seus órgãos e entidades da administração direta e indireta com atuação na região, visando ao máximo aproveitamento dos recursos públicos a ela destinados; utilização racional do território, dos recursos naturais e a proteção do meio ambiente e dos bens culturais materiais e imateriais; integração do planejamento e da execução das funções públicas de interesse comum aos entes públicos atuantes na região; redução das desigualdades regionais.
O Vale do Paraíba é a 12ª região metropolitana mais populosa do país, segundo estimativa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com dados atualizados/estimativa 2021. A Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte é dividida em cinco sub-regiões, com características territoriais, populacionais e de desenvolvimento bem distintas.