Pessoa em situação de rua rejeita apoio social e Justiça determina reintegração de posse embaixo do Viaduto
As ações do Programa Novo Rumo, que visa acolher as pessoas em situação de rua em Pindamonhangaba, continuam em ritmo acelerado em diversos pontos da cidade. Nesta semana, uma força tarefa vem sendo realizada para a desocupação do espaço público localizado embaixo do viaduto.
Após dois meses de sucessivas tentativas oferecendo abrigamento e inclusão em projetos sociais, diversas pessoas em situação de rua deixaram essa região, entretanto o último que vem resistindo ao trabalho da abordagem social deverá deixar o espaço com a autorização judicial de reintegração de posse.
A Secretaria de Assistência Social provou à Justiça as reiteradas tentativas de ofertas de acolhimento social e todas as negativas do morador de rua. No último dia 2 de maio, munícipe citado foi categórico em recusar o aluguel social. Nesta terça-feira (6), a equipe retornou novamente reiterando o apoio social e a questão da reintegração de posse e o mesmo está considerando a possibilidade de deixar o espaço voluntariamente.
“Nossa equipe da abordagem social realizou diversas orientações na tentativa de sensibilizá-lo, mas sem sucesso. Comunicamos a ele, que diante da recusa ele será retirado do espaço mesmo contrariado e que não é nossa intenção deixá-lo desabrigado de forma alguma”, explicou a secretaria de Assistência Social, Andréa Barreto.
A ação integrada será realizada entre as secretarias de Assistência Social, Governo e Serviços Públicos, Saúde e Segurança, contando ainda com a participação da Polícia Militar.
O Programa Novo Rumo teve início em janeiro deste ano e vem monitorando diversos espaços públicos com o objetivo de oferecer o atendimento social para essas pessoas em situação de rua e consequentemente devolver os espaços públicos para o uso da comunidade.
Diversos pontos seguem em acompanhamento:
Barranco próximo ao Espaço Humano (antiga Rodoviária) – Neste local, a pessoa em situação de rua, que estava ali há alguns meses, aceitou o encaminhamento para uma comunidade terapêutica em Taubaté. A Assistência Social ainda o ajudou na retirada da segunda via da certidão de nascimento e RG, e no encaminhamento para exames médicos.
Praça dos Ferroviários (em frente à Estradinha) – O serviço de abordagem social realizou com insistência diversas abordagens junto aos ocupantes que deixaram por livre vontade o espaço. Constatou-se até criação de leitão no local, recebendo orientação e interferência da Defesa Animal. O espaço continua sendo monitorado e a abordagem social irá intensificar as ações para deixarem o espaço.
Em frente à antiga Vita Fiat – Bela Vista:- Um casal estava residindo neste espaço particular e foi ofertado ao mesmo os serviços sociais e informado que não podem permanecer no local. Deixaram espontaneamente o local, que sofreu vandalismo e agora conta com vigilância particular.