Pela primeira vez, consórcio de SP consegue aderir ao Sisbi-POA; empresas inspecionadas e indicadas pelo Ciensp poderão vender para todo o território nacional23 municípios paulistas podem abrir mercado após adesão de consórcio a sistema de inspeção
O Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste de São Paulo (Ciensp) foi o primeiro do Estado a conseguir a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). A entrega dos títulos de integração ao sistema aconteceu nesta terça (28), em Mirassol d’Oeste, no Mato Grosso, e contemplou outros consórcios brasileiros aderidos. Na prática, os 23 municípios que participam do consórcio poderão abrir mercado, desde que as agroindústrias sejam inspecionadas, tenham condições técnicas, operacionais e sanitárias adequadas e sejam indicadas pelo consórcio.
O médico veterinário concursado Fernando Murai, cedido pelo município de Guaraçaí ao consórcio, esteve na solenidade, junto com o superintendente de Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo, Guilherme Campos. “É uma conquista que vai mudar a vida de muita gente, muita gente mesmo nessa região de São Paulo. Que esse exemplo sirva para todo o Estado”, afirmou Guilherme.
O superintendente acompanhou o secretário executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Irajá Lacerda, a Mirassol d’Oeste. O ministro Carlos Fávaro não pode comparecer, pois está em missão no Oriente Médio. O consórcio participou do ConSIM, projeto do Mapa que orientou tecnicamente os consórcios públicos de municípios para desenvolver seus serviços de inspeção de produtos de origem animal.
O presidente do Ciensp, Cristiano Eleuterio Soares da Silva, prefeito de Murutinga do Sul, disse que o consórcio se sente honrado com a projeção que obteve junto ao Mapa. “Daremos a oportunidade de os produtores e empresários comercializarem o seu produto em âmbito nacional. Certamente será um marco na economia regional”, afirmou, reforçando que vai apoiar a equipe diante dos desafios que possam surgir.
IMPACTOS
IMPACTOSAté o momento, quatro empresas já estão autorizadas a expandir as vendas: duas granjas, uma beneficiadora de produtos cárneos e uma beneficiadora de mel. Mas a notícia sobre a conquista tem feito muitas empresas procurarem o consórcio, que tem sede em Andradina. “Até o momento essa foi a principal mudança que percebemos aqui. Tem muito empresário buscando informação”, disse a secretária-executiva do Ciensp, Rose Francé.
O veterinário Murai já está atuando na inspeção dos municípios. Mas a ideia é ampliar o quadro, por meio de concurso público para a contratação de um segundo veterinário, que deve ser convocado até final de março de 2024.
Rose contou que a mobilização começou em 2016 e envolveu os municípios, o próprio consórcio, além de produtores e empresários. Municípios tiveram que adequar suas legislações para atender às exigências do Sisbi-POA. Desde então, o Ciensp já tem três agroindústrias inspecionadas pelo SIM (e outras três em análise), além das quatro aprovadas pelo Sisbi (e outras três em análise também).
De acordo com Amélia Cristina Cruz da Silva Teixeira, auditora fiscal federal agropecuária do Mapa que atua como ponto focal do Sisbi-POA em São Paulo, as quatro empresas autorizadas já podem iniciar as vendas para outros pontos do país.