Paulista da 4ª divisão contará Manthiqueira e São José EC; Joseense desiste
Com a reformulação do Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 2020, o campeonato passará a contar com 35 times com término previsto para o dia 16 de dezembro. Esta e outras informações foram divulgadas na tarde desta quinta-feira, durante o conselho técnico, por meio de uma videoconferência com os representantes das equipes.
Os 35 clubes foram divididos em sete grupos de cinco. Jogarão partidas de ida e volta dentro das chaves. Classificam-se os dois primeiros colocados e os dois melhores terceiros no geral, restando assim 16 times após o fim da primeira fase.
Na segunda fase começará a fase do mata-mata. As partidas serão disputadas às quartas-feiras e aos finais de semana.
Dos protocolos enviados aos times, que geraram insatisfação em alguns pontos, a Federação Paulista de Futebol (FPF) voltou atrás em parte dos testes bancados pelas equipes. A primeira fase terá cinco semanas de duração. A FPF vai bancar três rodadas de testes semanais, e cada clube será responsável por apenas duas testagens. O custeio nas próximas fases será definido nos conselhos técnicos de cada etapa.
Não haverá lista B. Cada equipe poderá inscrever até 26 jogadores, com a liberação de cinco atletas amadores por jogo na súmula. Não serão cobradas dos clubes as taxas de inscrições dos jogadores inscritos.
Lista de participantes
- América-SP
- Andradina
- Amparo
- Araçatuba
- Assisense
- Atlético Mogi
- Bandeirante
- Barcelona
- Brasilis
- Elosport
- Flamengo de Guarulhos
- Francana
- Grêmio Mauaense
- Grêmio Prudente
- Guarulhos
- Independente
- Inter de Bebedouro
- Itapirense
- Itararé
- Jabaquara
- Manthiqueira
- Matonense
- Mauá
- Osvaldo Cruz
- Rio Branco
- São-carlense
- São José EC
- Ska Brasil (antigo Osasco)
- Tanabi
- Tupã
- União Barbarense
- União Mogi
- União Suzano
- Vocem
- XV de Jaú
A FPF já havia divulgado antes do conselho técnico, que as regiões que estivessem nas fases vermelha e laranja do Plano São Paulo não poderão receber partidas, e que a entidade irá custear o transporte e hospedagem dos clubes mandantes os quais não puderem atuar em suas sedes, se assim for solicitado pelas agremiações. Outras datas também eram conhecidas:
- 8 de setembro – previsão de início de exames médicos, testes clínicos, físicos e fisiológicos nos elencos;
- 14 de setembro – previsão de início dos treinos;
- 18 de outubro – previsão de início da Segundona.
Antes da pandemia do novo coronavírus, o início da competição estava previsto para 18 de abril, com 42 clubes na disputa, divididos em seis chaves de sete equipes. No novo formato, os times vão jogar (e, consequentemente, viajar) menos ao longo da fase inicial.
A “antiga Segundona 2020” teria quase cinco meses de duração. A “nova” terá aproximadamente dois meses. Sete equipes desistiram de disputar: Jaguariúna, Joseense, Mogi Mirim, Santacruzense, São Carlos, Taboão da Serra e Taquaritinga.