Pátio de manobras de trens no Araretama vai evitar congestioanamentos no centro; bairro também terá passarela
A MRS iniciou a construção do novo pátio de manobras dos trens de carga em Pindamonhangaba.
O novo pátio ficará na região do Araretama, paralela a linha existente e, com isso, o pátio de manobras do centro deixará de ser utilizado.
A substituição do pátio de manobras do centro para o Araretama vai evitar fechamento por grande período da via férrea na região central (Campos Sales, Frederico Machado/Gregório Costa e Voluntário Vitoriano Borges) – o que vai melhorar o trânsito na região central e evitar congestionamentos.
A obra faz parte do pacote de melhorias a serem executadas pela MRS em Pindamonhangaba, que incluem ainda a utilização de cancelas eletrônicas nas passagens de nível em três pontos centrais, uma passarela no Araretama, e a construção de um viaduto na região da via estrutural passando ao lado da Novelis.
O pátio de manobra se trata da construção e uma linha de trilhos de 1.800 metros paralela à linha existente na região do Araretama. As obras começaram no fim de agosto e devem ser concluídas em julho de 2025 – mesmo prazo estipulado pela empresa para finalizar o viaduto da via estrutural – que deve ter o início das obras entre o fim de setembro e início de outubro de 2024.
Ainda sobre o pátio de manobras, a empresa informou que se trata de um investimento de R$ 6.104.389,88. O local também vai ganhar muros de vedação .
Araretama vai ganhar passarela
Além da construção do pátio de manobras, haverá a construção de uma passarela no Araretama. A passarela terá rampas, escadas, proteção lateral e iluminação e é necessária para que os moradores possam fazer a travessia durante a passagem de trem. A estrutura ficará na região onde hoje existe uma passagem de nível, próxima à rotatória de acesso a Tremembé.