Parque Vicentina Aranha recebe grandes nomes da música e da literatura neste domingo (26)
Foto: Lucas Mercadante
A programação deste domingo, dia 26, do Parque Vicentina Aranha contará com a presença de dois grandes nomes da música e da literatura nacional.
Às 10 horas, o projeto Clubinho de Leitura, que tem como proposta encontros de leitura compartilhada conduzidos por mediadores convidados, recebe o premiado autor e contador de histórias Cristino Wapichana.
A atividade é um convite para toda a família, especialmente para as crianças, refletir sobre a diversidade linguística e cultural, a tolerância e o respeito entre os povos.
O encontro acontece neste mês em que celebramos o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas (7/2) e o Dia Internacional da Língua Materna (21/2).
Escritor, músico, compositor, cineasta e contador de histórias, Cristino Wapichana é Patrono da Cadeira 146 da Academia de Letras dos Professores (APL) da Cidade de São Paulo. Conquistou o 3º lugar no Prêmio Jabuti 2017 e foi finalista do Prêmio Jabuti 2019. Recebeu a Medalha da Paz – Mahatma Gandhi 2014 e teve livros selecionados para o Clube de Leitura da ONU 2021.
Também no domingo, às 10h30, um dos mais representativos pianistas brasileiros da atualidade, Hércules Gomes, se apresenta no palco do Bambuzal.
Para divulgar o álbum “Tia Amélia para Sempre”, de 2020, Hércules traz ao Parque Vicentina Aranha o show que homenageia a vida e a obra de Amélia Brandão (1897-1983), sua tia. Pouco conhecida do grande público, Amélia realizou turnês internacionais na década de 1930, chegando a ter um programa televisivo nos anos 1950, além de uma farta discografia.
Capixaba radicado em São Paulo, Hércules Gomes é bacharel em música pela Unicamp. Já se apresentou em alguns dos mais importantes festivais de música no Brasil e no exterior como o Festival Piano (Buenos Aires, Argentina); o Festival Internacional Jazz Plaza (Havana, Cuba); o Brazilian Music Institute (Miami, EUA), o Festival de Inverno de Campos do Jordão (São Paulo, Brasil); e o Savassi Festival (Belo Horizonte, Brasil).
O ingresso solidário é 1kg de alimento não perecível em benefício das entidades assistidas pelo Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos.