São José dos Campos

Parque Vicentina Aranha promove roda de conversa com mulheres afroempreendedoras

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e da Diáspora, celebrado em 25 de julho, completa 30 anos. A data, que representa um marco da união de vozes de mulheres afrodescendentes de todo o continente, foi instituída para dar visibilidade à luta das mulheres negras na região, a partir do primeiro Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas ocorrido em 1992, na República Dominicana. No Brasil, o dia 25 de julho marca o Dia da Mulher Negra e de Tereza de Benguela, instituído em 2 de junho de 2014 pela Lei 12.987.

Resistir, construir e avançar são verbos que as mulheres negras carregam consigo historicamente. Para refletir sobre os avanços e os desafios, o Parque Vicentina Aranha realiza neste sábado (23/7), às 15 horas, uma roda de conversa aberta ao público, com a presença de mulheres afroempreendedoras e representantes de entidades.

Participarão do bate-papo as empreendedoras Janaina Melo, Juliana Melo, Jaci Souza, Thaylla Barros, Danielle dos Santos Avelino e Shirlene Monticelli, sob a condução de Ariadna da Mata. O encontro ainda terá as presenças da Dra. Débora Daniela Barbosa Fagundes, representando a Comissão de Igualdade Racial; da Dra. Maria Fernanda, representando a Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra; e da cantora Angela Máximo.

Também integra a programação, por meio do Centro de Referência Afro, o projeto itinerante “Beleza dos Tons”, com registros feitos pela fotógrafa Larissa Isis. A exposição apresenta a pluralidade da mulher negra e sua beleza real.

Economia criativa

Também neste sábado, será realizada a edição noturna da Feirinha de Artes Vicentina. Quem passear pelo Parque Vicentina Aranha, entre 15 horas e 20h30, encontrará uma variedade de produções originais, desenvolvidas artesanalmente pelos artistas da feirinha. São esculturas, bordados, patchwork, pinturas, fotografias, brinquedos artesanais, roupas, cosméticos naturais e diversas outras opções de presentes para todas as ocasiões.

Nesta edição especial, as empreendedoras participantes da roda de conversa também irão expor e comercializar seus produtos, além de conversarem sobre suas trajetórias de sucesso no empreendedorismo.

Serviço:

Roda de conversa: Mulheres Afroempreendedoras

Data: 23 de julho, sábado

Horário: 15 horas

Local: Bambuzal

 

Feirinha de Artes Vicentina: Edição Noturna

Data: 23 de julho, sábado

Horário: 15h às 20h30

Local: Ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *