Paz e Fé

Papa acredita na mídia digital como aliada para promover a paz no mundo

Foto: Reprodução/ Vatican Media

Papa Francisco busca, a todo momento, formas para promover a paz no mundoUma dessas ferramentas, de acordo com o próprio Pontífice, são as mídias digitais.

Nos dias 15 a 18 de agosto, em Seul, na Coréia do Sul, acontecerá o Congresso Mundial da Associação Internacional Católica de Comunicação (Signis) e o Santo Padre enviou uma mensagem aos participantes do evento.

Nestes dias, marcados por novos surtos de violência e agressão, a paz também deve ser promovida no mundo digital, muitas vezes um lugar tóxico, com discursos de ódio e fake News“, disse Francisco.

Pontífice acredita que essa missão, de promover a paz através do digital, pode ser desempenhada pela Signis no âmbito virtual, mas que tem profunda repercussão na realidade atual.

A revolução da mídia digital das últimas décadas mostrou ser um potente meio para promover a comunhão e o diálogo dentro de nossa família humana. De fato, durante os meses de confinamento devido à pandemia, vimos claramente como as mídias digitais podem nos unir, não apenas divulgando informações essenciais, mas também preenchendo a solidão do isolamento e, em muitos casos, unindo famílias inteiras e comunidades eclesiais na oração e no culto“, refletiu Francisco.

Em entrevista exclusiva ao A12Alessandro Gomespresidente da Signis no Brasil, foi de encontro ao pensamento do Papa e falou sobre a importância da mídia digital na sociedade atual.

Os meios digitais têm uma grande importância hoje no meio da sociedade moderna. Primeiro, porque são uma nova praça pública. Ou seja, é onde as pessoas se encontram para conversar, para debater, para formar ideias, pensamentos, conversar sobre as questões econômicas, sobre as questões do dia a dia. Enfim. Um espaço aberto onde todos tem voz, onde todos tem vez”, refletiu Alessandro.

Divulgação/ Signis
Divulgação/ Signis
Alessandro Gomes é Mestre em Ciências das Religiões, especialista em Gestão em Assessoria de Comunicação e graduado em Comunicação Social

De acordo com Alessandro, o ambiente digital se tornou tóxico e, portanto, precisa de uma limpeza.

É tornar esse ambiente mais saudável. Para isso, precisamos de leis. Leis que regulem esses meios, essas redes sociais, esse meio da internet”, comentou.

E completou.

Mais amor. Que as pessoas se entendam enquanto gente, se respeitem enquanto gente, se respeitem, enquanto cidadãos, enquanto irmãos. Que tratem um ao outro com muito respeito e com muita igualdade”, disse o presidente da Signis no Brasil.

As palavras e gestos do Papa Francisco são muito importantes para quem atua no meio digital, que hoje está repleto de fake News. Pe. Jonas de Pádua, C.Ss.R, diretor do Portal A12, acredita que o meio digital está diretamente relacionado a cada pessoa que “habita” esse ambiente.

Mariana Joffre
Mariana Joffre
Padre Jonas acredita que nós, enquanto seres humanos e mídia digital, precisamos promover a paz no mundo

Nós, seres humanos, somos a própria mídia digital, porque nós criamos conteúdos, nós compartilhamos conteúdos, nós consumimos conteúdos no ambiente digital. Nesse sentido, nós, enquanto seres humanos, somos instrumentos da paz. Pela nossa fé em Jesus Cristo, que foi um grande semeador da paz”, disse o Missionário Redentorista.

Por fim, o Papa Francisco, na mensagem aos participantes do Congresso da Signis, recorda sua Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2022, focada na escuta como “o primeiro e indispensável ingrediente do diálogo e da boa comunicação“. Uma escuta que precisa ser realizada com “o ouvido do coração“.

Alessandro Gomes acredita justamente no olhar apurado e crítico para as redes sociais, mas sem deixar de lado, durante essa apuração, o amor, a justiça e a paz, como pede o Santo Padre.

Papa Francisco tem nos convidado constantemente a olhar para as redes sociais com um pensamento mais crítico, com um olhar mais apurado, com um olhar de amor, justiça, de paz. E é pra isso que os meios de comunicação servem, em especial o meio digital, tem que pensar especialmente na construção da paz, da justiça e no fomento à vida das pessoas”, finalizou o presidente da Signis no Brasil.

Escrito por Guilherme Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *