Pindamonhangaba

Ouvidoria e PSF Maricá comemoram Outubro Rosa com palestra motivacional

A Ouvidoria da Saúde e o PSF Jardim Maricá realizaram nesta semana uma palestra comemorativa ao Outubro Rosa. O evento aconteceu no Centro Comunitário do bairro Maricá na última segunda-feira (10) e contou com a presença do palestrante e Ouvidor Evandro Gomes.
O tema abordado foi “O Eu Como autor da sua própria história. Você é um sucesso” onde foi destacado o compromisso em acolher, cuidar com carinho e amor e o reflexo ocasionado diretamente na vida das pessoas.
Evandro ainda abordou assuntos pertinentes ao resgate da essência humana, valorizando o ser, mostrando a real importância que temos, e que a auto-estima é a principal ferramenta para construir o alicerce necessário, aprendendo a lidar com frustrações, perdas e decepções.
“Precisamos encontrar o equilíbrio, valorizando momentos simples, que passam despercebidos no nosso cotidiano maçante, porém que possui um valor inestimável de sentimentos, realizações, alegrias, satisfações e plenitudes. Este equilíbrio emocional é de suma importância para que se possa viver com profundidade, valorizando cada segundo de vida, cada lágrima, cada sorriso”, afirmou Evandro.
Segundo ele essa é uma proposta para que o ser humano deixe de ser apenas um ser vivente e se torne um ser pensante e realizador de sonhos.
Para a equipe da Saúde da Família do Maricá, o objetivo ao planejar as ações do Outubro Rosa na unidade foi muito além das orientações do auto exame das mamas, mamografia e papanicolau. Segundo a unidade, foi pensando também em falar sobre alimentação saudável na parceria com o Centro de Práticas Integrativas e Complementares (Cpic) e falar sobre a importância da atividade física, incentivando o público a participar de aula de dança, fazer uma caminhada e dessa forma pensar na mulher como um todo, o lado físico, emocional, social e espiritual.
“As mulheres precisam saber que são importantes, precisam se amar, se cuidar, precisam sentir-se amparadas, cuidar da autoestima de dentro para fora. A mulher que cuida, precisa ser cuidada, a mulher que ampara, precisa ser amparada, a mulher presente, precisa ser presenteada, a mulher precisa saber que ela tem espaço, que tem valor no lar, no trabalho, na igreja, na sociedade”, enfatizou a equipe do PSF Maricá.
“Queremos parabenizar a equipe desta unidade, bem como todas as equipes que realizaram esse trabalho. A Secretaria da Saúde prioriza eventos para tratar o emocional, que muitas vezes é a causa de várias enfermidades. A mulher que trabalha fora, cuida dos filhos, de casa, do marido, muitas vezes esquece de cuidar da pessoa mais importante, que é ela mesma”, afirmou a secretária Ana Cláudia Macedo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *