#Bastidores – Obra em Pinda deve atrair novos investimentos para o bairro Feital
Com centros urbanos cada vez mais superlotados morar em bairros mais afastados passou a ser uma atração de moradia das famílias que buscam uma melhor qualidade de vida. A facilidade de locomoção, a melhoria das vias públicas, o aumento e variedade de comércios nesses bairros acabam sendo diferenciais na hora da escolha.
Este novo cenário se tornou um atrativo para empresas do setor da construção civil, que passou nos últimos anos a criar empreendimentos imobiliários mais afastado, porém em bairros com infraestrutura e em crescente expansão. São condomínios que levam consigo não só novas famílias, mas também inúmeras oportunidades de negócios ao local onde eles são construídos. No bairro do Feital, em Pindamonhangaba, atualmente existe um empreendimento em construção e com promessa de entrega para agosto de 2021. Ao todo, serão 8 torres, com 448 apartamentos, e que já conta com mais de 50 unidades vendidas ainda na planta. Serão 448 novas famílias. Se levarmos em consideração a média de pessoas por família, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), serão mais de 1500 novos moradores nesse bairro, nos próximos anos.
“O bairro do Feital irá receber um grande empreendimento imobiliário, o que é excelente para a região e para quem tem visão empreendedora. Afinal, essas famílias precisarão consumir produtos e serviços. Haverá um aumento de pessoas circulando e um aumento de oportunidades. O bairro já tem recebidos diversas melhorias, as vias facilitam o acesso rápido aos principais pontos da cidade e, inclusive, recentemente entrou em programas de regularização fundiária, ‘Meu Bairro é Legal’, da prefeitura e o “Cidade Legal” do Estado de São Paulo. É um ótimo momento para quem deseja investir em comercio no bairro”, diz Willeneve Santoro, engenheiro e diretor da construtora responsável pela obra do empreendimento no bairro.
Há empreendimentos de grande porte que aprimoram a política habitacional da cidade, pois movimenta a economia e obriga o setor público a olhar para áreas antes não atendidas. É natural que grandes empreendimentos não sejam construídos em áreas centrais das cidades, não há mais espaço para isso.
Para que o processo de crescimento urbano seja saudável as cidades precisam estar alinhadas à esse novo perfil habitacional. “Os projetos precisam estar atentos aos impactos que irão causar nos bairros onde são construídos. Quando são legalizados e autorizados por todos os órgãos competentes o efeito é extremamente positivo, atraindo empresas e comerciantes, para um local que irá fomentar um novo público consumidor”, finaliza Willeneve. Além dessa obra no Feital, em breve a construtora iniciará outra no bairro do Crispim com 300 apartamentos.