Novas câmeras do CSI chegam a São Francisco Xavier
Foto: Claudio Vieira/PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos começou nesta terça-feira (9) a instalação das novas câmeras de segurança no distrito de São Francisco Xavier, na região norte.
O moderno e eficiente equipamento de videomonitoramento, com reconhecimento facial e tecnologia de ponta, está sendo implantado em todo o município e integrará o CSI (Centro de Segurança e Inteligência) com o objetivo inibir a criminalidade. Não são radares de trânsito e não multam.
Moradores de São Francisco consultados destacaram a importância da implantação de novas câmeras para garantir mais segurança no distrito.
“Fiquei muito feliz com a instalação das câmeras. Tudo que for feito para inibir a criminalidade tem nosso apoio”, disse o aposentado José Carlos Batista, que tem 75 anos.
“As câmeras vão ser boas para os moradores e para os turistas. A Prefeitura está de parabéns por reforçar a segurança em nosso distrito”, afirmou a comerciante Sílvia Regina dos Santos, que tem 27 anos.
Segurança ampliada
As novas câmeras estão sendo instaladas nos locais com maiores índices de violência, onde há maior fluxo de pessoas e veículos, nos principais corredores de ônibus e de comércio e nas proximidades de escolas e unidades de saúde.
Já foram implantadas 584 das mil que integrarão o CSI (Centro de Segurança e Inteligência), cujo funcionamento está previsto para o primeiro semestre deste ano.
Atualmente, a cidade possui 493, que serão substituídas pelos novos equipamentos e permitirão que o sistema de monitoramento chegue aos extremos da cidade e a bairros distantes da região central.
O novo sistema integra as ações do programa São José Unida, criado pela Prefeitura em 2017 com o objetivo de reunir todas as forças de segurança para inibir a violência e reduzir os índices de criminalidade, o que tem acontecido progressivamente.
Cidade Inteligente
As mil câmeras e o CSI permitirão, ainda, interligação semafórica e internet gratuita à população nas praças, parques e prédios públicos, como escolas, unidades de saúde, poliesportivos e Casas do Idoso.
Trata-se do melhor projeto de segurança do país. O Cidade Inteligente (SCaaS – Smart City as a Service) é um conjunto de ações inovadoras que serão utilizadas para otimizar a segurança pública por meio de recursos de inteligência e dados digitais.
A novidade beneficiará também setores como Mobilidade Urbana, Saúde, Educação, Defesa Civil, Bombeiros, Guarda Civil Municipal e polícias Civil e Militar, fazendo com que as pessoas tenham mais qualidade de vida.
Raio X do sistema
• 31 câmeras panorâmicas
• 431 câmeras dome (360º)
• 538 câmeras fixas
• 295 pontos de internet gratuita
• 151 unidades da Prefeitura interligadas (ainda mais agilidade nos atendimentos)
• 839 salas de aula conectadas
• 4 unidades da Casa do Idoso interligadas
• 60 unidades interligadas (parques, unidades esportivas e poliesportivos)
• 64 hospitais e UBSs