Na busca do título mundial de surfe, Medina, Ítalo e Toledo vencem e avançam ao round 4 em Peniche
Foto: WSL / Masurel
Os Líderes do ranking mundial, os brasileiros Gabriel Medina e Filipe Toledo venceram suas baterias nesta sexta-feira no round 3 da etapa de Peniche, em Portugal, válida pelo Circuito Mundial de Surfe. Os dois atletas bateram, respectivamente, os portugueses Miguel Blanco e Vasco Ribeiro, avançando assim para o round 4 e seguindo na busca do título. Quem corre por fora nessa disputa é Ítalo Ferreira, que também se classificou ao eliminar o surfista local Frederico Morais. Outros 4 brasileiros também se classificaram para as oitavas em Supertubos: Jessé Mendes, Peterson Crisanto, Michael Rodrigues Caio Ibelli.
Medina, atual líder do ranking mundial, até começou perdendo, mas um aéreo que valeu nota 7,00 colocou o brasileiro na frente, e ele não saiu mais da dianteira. Os últimos 15 minutos de bateria se resumiram ao bicampeão mundial administrando a vantagem, e ao lusitano tentando surfar todas as ondas que podia, sem sucesso.
No fim das contas, o surfista do Brasil finalizou com 13,67 (7,00 + 6,67) contra 8,33 (4,33 + 4,00). Gabriel é o único com chances de ser campeão mundial já na etapa portuguesa, para isso precisa ao menos chegar na final.
“Foi divertido, é difícil surfar nessas condições. Eu acho que surfei muito aqui, peguei boas ondas e me senti confiante. Eu me sinto bem de seguir adiante”, comentou Medina.
Filipinho - Foto: WSL / Masurel
Filipe Toledo, que é o vice-colocado no ranking mundial, também não teve problemas, e se garantiu no round 4 ao conseguir o somatório de 14,60 (6,93 + 7,67) contra 10,10 (5,00 + 5,10) do adversário.
Ítalo Ferreira - Foto: WSL / Masurel
O atual número quatro do mundo, Ítalo Ferreira, fez 16,20 pontos, contra 10,33 do português Frederico Morais, e mostrou que está forte para buscar o bi em Peniche e ficar ainda mais próximo dos líderes na briga pelo título mundial e pelas duas vagas do Brasil na Olimpíada de Tóquio 2020.