Museu de Esportes abre exposição dos 20 anos do Atleta Cidadão
Foto: Claudio Vieira/PMSJC
A partir desta segunda-feira, 4, será aberta no Museu de Esportes a exposição comemorativa dos 20 anos do Programa Atleta Cidadão, da Prefeitura de São José dos Campos. São 13 painéis, onde estão expostas fotos e informações das 25 modalidades esportivas atendidas pelo projeto.
O Atleta Cidadão é um programa de formação desportiva, que foi criado no dia 26 de maio de 1999. Desenvolvido a longo prazo, com os atletas sendo promovidos de uma categoria a outra. Os jovens do Atleta Cidadão participam de campeonatos estaduais e nacionais representando o município. Ao atingirem 20 anos de idade, deixam o programa e podem passar a integrar as equipes de esportes de alto rendimento apoiadas pela Prefeitura.
O Atleta Cidadão conta atualmente com 1.400 atletas na faixa etária de 8 a 20 anos, distribuídos em 25 modalidades, com 110 categorias competitivas. Estima-se que nesses 20 anos passaram pelo programa mais de 16 mil atletas nas categorias menores e de base.
A nova exposição vai ocupar o lugar da que comemorou os 20 anos do Museu de Esportes, também criado em 1999. A mostra Dados de Curiosidades trouxe fotos e textos de atletas e esportistas que, ao longo do tempo, ajudaram a construir a história esportiva da cidade.
Permanentes
Os visitantes que forem conhecer a mostra do Atleta Cidadão também poderão visitar quatro exposições permanentes do museu.
São José de Todos os Esportes – Retrata a memória esportiva da cidade a partir da fundação da Associação Esportiva São José, de 1913 até os idos de 2010. Fotos, diplomas e cartazes ajudam a resgatar a história do esporte de São José dos Campos e seus personagens.
Memorial São José E.C. – O futebol profissional de São José é o tema principal da exposição, que presta homenagem a dirigentes, torcedores, treinadores, jogadores e esportistas.
Estrelas do Futebol – Mostra a trajetória vencedora do futebol feminino de São José dos Campos, considerado um dos melhores do Brasil.
Túnel do Tempo – Descreve as principais vitórias esportivas da cidade através de algumas de suas modalidades mais tradicionais: basquetebol, futebol, futsal, judô, natação e voleibol, representadas por fotos, medalhas, chuteiras, troféus, entre outros objetos.
20 anos
O Museu de Esportes de São José dos Campos foi aberto no dia 30 de julho de 1999. Uma semana depois, em 9 de agosto, era aprovada a lei municipal nº 5.445, que oficializou sua criação. Desde então, o museu é administrado pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida da Prefeitura.
O museu surgiu pelo esforço de pessoas ligadas ao esporte no município. A ideia ganhou o apoio do Panathlon Club, associação não governamental de âmbito internacional que defende os valores do esporte como instrumento de formação e educação e como meio de solidariedade entre os povos.
A primeira sede do museu foi a antiga capela ao lado do Centro Esportivo Casa do Jovem, na região norte. Em seguida, ocupou o subsolo do prédio da antiga Câmara Municipal, na região central. Hoje, está instalado em local amplo e moderno no interior do Estádio Martins Pereira, onde recebe visitas de estudantes, munícipes e turistas.