Moradores de Caraguatatuba têm até 31 de outubro para fazer biometria eleitoral no Poupatempo
Os eleitores de Caraguatatuba que forem utilizar os serviços do Posto do Poupatempo podem aproveitar a ida ao local para fazer a identificação biométrica, caso não tenham feito. O cadastro digital é necessário para evitar o cancelamento do título eleitoral e outros documentos, além da perda de uma série de direitos.
Os funcionários do Cartório Eleitoral permanecem até o dia 31 de outubro no Posto do Poupatempo de Caraguatatuba. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Os interessados devem estar com alguns documentos, sendo eles: documento de identidade original, título de eleitor (se tiver) e um comprovante de residência (emitido, no máximo, há três meses).
De acordo com a Justiça Eleitoral, o prazo do cadastro biométrico encerraria no dia 19 de dezembro, mas mostrou-se exagerado em função do alto percentual de revisões biométricas realizadas em 75% do eleitorado do município. Após análise da capacidade de atendimento, o Cartório Eleitoral de Caraguatatuba decidiu antecipar a data limite da biometria para 31 de outubro. A medida visa tornar o atendimento à população mais eficiente e evitar a formação de filas nos últimos dias de cadastramento.
É necessário realizar a biometria para evitar o cancelamento do título eleitoral e perder uma série de direitos e benefícios como: tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública (licitações) e praticar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.
A identificação biométrica envolve a coleta das impressões digitais dos 10 dedos, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro.
O Poupatempo fica na Avenida Rio Branco, 955 – Indaiá (em frente à Escola Estadual Colônia de Pescadores).
UBS do Perequê-Mirim:
O cadastro da identificação biométrica do Cartório Eleitoral também pode ser feito na Unidade Básica de Saúde do Perequê-Mirim até o dia 25 de outubro. Os interessados precisam comparecer de segunda a sexta, das 8h às 17h, munidos do documento de identidade original, título de eleitor (se tiver) e um comprovante de residência (emitido, no máximo, há três meses).
A UBS está situada na Rua José Geraldo Fernandes Da Silva Filho, 295 – Perequê-Mirim.
Cartório Eleitoral
Os moradores precisam comparecer ao Cartório Eleitoral, no bairro do Sumaré, munidos do documento de identidade original, título de eleitor (se tiver) e um comprovante de residência (emitido, no máximo, há três meses). O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h.
O Cartório Eleitoral fica na Avenida Brasil 775 – Sumaré (próximo ao Fórum de Caraguatatuba). Mais informações pelo telefone (12) 3882-1398.