Membros do Conselho de Atenção às Drogas tomam posse
Foto: Adenir Britto/PMSJC
Com o objetivo de ampliar as ações de prevenção e combate às drogas, a Prefeitura de São José dos Campos deu posse, nesta segunda-feira (17), aos novos membros do Comad (Conselho Municipal de Atenção às Drogas).
São 24 titulares e 24 suplentes de órgãos públicos; de entidades como ACI (Associação Comercial e Industrial) e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), e de conselhos municipais. Também participam do grupo lideranças religiosas e representantes de grêmios estudantis e de escolas públicas e particulares.
O conselho tem como principal finalidade fortalecer o programa de combate às drogas do município.
Prevenção
O mandato é para o biênio 2022-2023 e o novo presidente será eleito na primeira reunião do Conselho, em data que ainda será definida.
“Fico feliz de participar deste conselho tão importante e poder contribuir para a prevenção às drogas. Vamos trabalhar bastante para ampliar as políticas públicas”, disse Nelson Teixeira, conselheiro titular que representa a ACI.
“A Prefeitura está de parabéns pelo trabalho que faz de combate às drogas e pelo respaldo que dá ao Conselho. Os novos membros vão nos ajudar a ampliar ainda mais as ações para prevenção às drogas”, afirmou Alexandre José dos Santos, presidente do Comad desde 2020.
Ações constantes
A Prefeitura mantém, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, a Assessoria de Políticas Sobre Drogas, com ações e eventos ao longo de todo o ano.
O Programa sobre Drogas é articulado em parceria com os governos do Estado e Federal, poderes legislativo e judiciário, com participação também das entidades da sociedade civil.
Os objetivos são articular a política sobre drogas no município; assessorar e acompanhar a implantação e execução dos programas referentes à dependência química; organizar as iniciativas para o funcionamento em rede; e oferecer ao cidadão joseense uma ampla cobertura de serviços, desde a prevenção até o tratamento dos dependentes químicos e familiares.
Também por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, a Prefeitura possui parceria com OSCs (Organizações da Sociedade Civil) que realizam trabalho de recuperação de dependentes químicos.
As secretarias municipais, dentro de suas áreas de atuação, também desenvolvem ações relacionadas à prevenção e ao combate às drogas.