Mais de 4 mil crianças e jovens participam das aberturas do Festival das Escolas de Esportes
Mais de 4 mil crianças participaram das cerimônias de abertura do Festival das Escolas de Esportes, realizado pela Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Semelp – Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
Neste ano, devido ao grande número de alunos, a organização do evento realizou as cerimônias de abertura por regiões, sendo Região de Moreira César no dia 23, Região do Cidade Nova no dia 25, Região do Araretama no dia 26 e Região Central “João do Pulo” e demais ginásios no dia 27 de outubro.
Em todas as cerimônias, o mesmo roteiro que conquistou a plateia: desfile das modalidades oferecidas naquela região, juramento do atleta e acendimento da pira olímpica por um aluno deficiente acompanhado de seu professor, mostrando a inclusão no esporte oferecido para crianças e jovens. O mascote Pulinho também participou e foi sucesso entre as crianças. As aberturas ainda contaram com apresentações de ginástica rítmica, ginástica artística, basquete, atletismo e judô, dependendo do local, além da palavra e declaração oficial de abertura, por parte das autoridades municipais.
O vice-prefeito de Pindamonhangaba, Ricardo Piorino, e o secretário de Esportes e Lazer, Everton Chinaqui, participaram de todas as cerimônias e sentiram de perto a alegria das crianças. “Tivemos praticamente uma semana de celebração, com cerimônias lindas e emocionantes, bem organizadas, com a participação das crianças e seus familiares. Foi muito bonito de ver o sorriso no rosto de cada um dos nossos futuros atletas e o orgulho de seus pais”, afirmou Ricardo Piorino.
“Este momento protocolar de abertura dos festivais das escolas de esportes é muito importante para as crianças e mostra a importância do papel de cada um ali, e de como nós da Semelp levamos a sério cada modalidade, cada atleta e o trabalho de nossos professores, técnicos, gestores, e toda a nossa equipe”, destacou o secretário Everton Chinaqui.
A Câmara de Vereadores também prestigiou os eventos, sempre marcando presença nas cerimônias.
Durante os próximos dias, os alunos competirão entre eles nos ginásios da cidade e poderão demonstrar o que aprenderam durante todo o ano na modalidade. É uma oportunidade para toda a sociedade, especialmente os parentes dos alunos, acompanhar a evolução dos atletas, que representam o futuro do esporte de Pindamonhangaba.
De acordo com o diretor de Esportes, Dante Guerrero, o número recorde de inscritos é um sinal muito importante para o desenvolvimento esportivo no município. “Isso vai se refletir em resultados importantes em competições nos próximos anos, porque estamos criando bases sólidas em muitas modalidades. Os alunos de hoje pertencem às nossas categorias de base e serão o futuro do esporte de Pindamonhangaba”, lembrou.
Juramento e Acendimento da Pira Olímpica – Os alunos que fizeram o juramento do atleta e o acendimento da pira olímpica em cada uma das cerimônias de abertura foram: no CE Zito – Juramento: Isabelle Caetano da Silva e acendimento da Pira: Kauê Canszeski Rivalta Pedrosa e professor Fernando Lucas Couceiro Nunes Cotta. CE Cidade Nova – Juramento: Flávia Caroliny da Costa Santos e acendimento da Pira: Maria Eduarda Fernandes da Silva e Alessandro de Jesus Pereira. CE Araretama – Juramento: Murilo Michel da Conceição Bento e acendimento da Pira: Ana Paula Aparecida Fonseca Godoy e professor Rubens da Silva André. CE João do Pulo – Juramento: Felipe Kenzo Nagahashi e acendimento da Pira: Riam Sant´ana Santos e professora Cássia Cristina Silva.