Mais de 200 pessoas assistem sessões do CineSolarzinho em Moreira César
Mais de 200 pessoas assistiram às sessões de curtas-metragens do CineSolarzinho na quarta-feira (12), na Estação Cidadania, em Moreira César.
A primeira sessão contou com a exibição de seis curtas-metragens (Nana & Nilo na Cidade Verde, Raone, O Papagaio e a Pipa, O menino Leão e a menina coruja, Tainá e a chuva, e Batchan) e a segunda com mais cinco (Fábula de Vó Ita, Lé com cré, Dela, Napo, e Dia das Nações).
O CineSolarzinho é o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil e oferecer cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia.
A edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e é realizada pela Brazucah Produções, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.
Além das sessões de cinema, a iniciativa conta com um furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
São quatro programas com temas que abordam os princípios do cooperativismo, solidariedade, união, coletividade, inclusão, diversidade e sustentabilidade, que vão garantir muita diversão e reflexão para as crianças e para toda a família.