São José dos Campos

Mais de 100 professores iniciam curso na Escola de Formação

Foto: Adenir Britto/PMSJC

 

O ano letivo municipal de 2022 começou oficialmente nesta quarta-feira (2) com o retorno das equipes de gestores e professores às escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A partir desta quinta (3), as 114 unidades escolares municipais da Educação Infantil e as 50 do Ensino Fundamental receberão alunos para as aulas presenciais.

Em preparação para este ano, a terceira turma de professores da Escola de Formação do Educador deu início às atividades do período de formação nesta semana.

Nesta terça (1), 112 educadores, que foram efetivados em dezembro de 2021, se reuniram no Cefe (Centro de Formação do Educador) com a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania para conhecer a estrutura da educação municipal, assim como departamentos, programas e projetos institucionais.

Nos próximos 90 dias, a turma passará por formações, residência pedagógica e atividades práticas que visam qualificar, capacitar e aperfeiçoar todos os professores da rede municipal, uma das metas da Escola de Formação.

Conquista

Para Andreia Leite que atua na rede municipal desde 2012 e se prepara para trabalhar como professora P1 na Emef Profª Silvana Maria Ribeiro de Almeida, no Jardim Cerejeiras, a efetivação na rede de ensino municipal foi “uma grande conquista”.

“Depois da minha família, para a qual sempre me dediquei, o concurso como professora é uma realização, uma conquista. Aqui na Escola de Formação a gente se abre para novos conhecimentos, compartilha os saberes para crescermos juntos e oferecermos o melhor aos alunos. Estou muito feliz e animada por este ano”, disse.

Sonho

A história pessoal do professor de Português Neemias Donelo, da Emef Profº Hélio Augusto de Souza, no Jardim Valparaíso, se cruza com a Educação em vários pontos. Ao sair do interior do Paraná para estudar e ir em busca de novidades ‘nas cidades grandes’, Neemias não imaginava os sonhos que realizaria pelo caminho.

“Em 2018 eu passei em um processo seletivo do Instituto Federal e me mudei para São José e, no ano seguinte, fiz o concurso para professor na Prefeitura de São José. Desde então foram várias mudanças e conquistas na minha vida. Agora, essa efetivação na rede é a concretização de um grande sonho. Foi um presente de Natal, ano novo e de aniversário para mim”, conta.

“Ter a Escola de Formação é um diferencial, nos motiva para nos atualizarmos e prepararmos para a realidade dos alunos e da sociedade, que muda a todo momento”, destacou.

Escola de Formação do Educador

Aberta em setembro deste ano, a Escola de Formação do Educador faz parte do plano de governo municipal e oferece espaços para a realização de projetos segundo a Lei Municipal 10.293/2021.

Os profissionais recém-contratados pela Prefeitura passarão por período de três meses dedicados exclusivamente para formação pedagógica, terão atividades práticas em laboratórios inovadores, passarão por residência pedagógica e capacitações para uso de tecnologias educacionais.

Os educadores e especialistas que já atuam nas escolas e na Secretaria de Educação também poderão contar com o local para formações e especializações para funções superiores e práticas pedagógicas inovadoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *