Juros baixos abrem espaço para novidades para empresas no mercado financeiro
O mundo corporativo está atento as inovações e mudanças econômicas e a busca por conhecimento e educação financeira está em alta no país. Com isso, as empresas começam a entender que podem investir melhor o seu fluxo de caixa sem comprometer o planejamento.
No Vale do Paraíba, em São José dos Campos, um dos mais ricos polos industriais do país, há assessores de investimentos especializados em atender as PJs. A Plátano Investimentos, escritório credenciado à XP Investimentos, conta com um núcleo Corporate, por meio do qual os profissionais realizam uma assessoria personalizada para a empresa, fazendo uma análise criteriosa do perfil dos empresários e apresentando a eles um portfólio de investimentos personalizados.
“As recomendações são feitas de acordo com as premissas da empresa e respeitando os objetivos com relação ao montante a ser aplicado. Nossos especialistas visam produtos que possibilitem liquidez adequada e sejam oportunos para o momento da empresa”, pontuou o sócio da Plátano Investimentos, Paulo Naressi.
Atualmente, três quartos do volume negociado no mercado financeiro são provenientes das empresas, que possuem um ticket médio até quarenta vezes maior do que as pessoas físicas. E com a recente queda de juros, os economistas acreditam que haverá um aumento na participação de empresas no mercado financeiro.
“Os recentes cortes nas taxas de juros abriram espaço para a entrada de corretoras de investimentos, que vieram disputar espaço com os grandes bancos do país. O ambiente macroeconômico tem mostrado que se iniciará um movimento no mercado de crédito brasileiro em busca de fontes alternativas de investimento. É o momento do empresariado procurar alternativas para que o dinheiro parado na conta comece a render. As soluções para as empresas são inúmeras. Ao fazer um investimento, o empresário poderá contar com uma renda extra e ainda terá a possibilidade de acessar o montante quando se fizer necessário”, explicou o economista e assessor de investimentos da Plátano, Gustavo Neves.