Jovens que vivem em abrigos terão orientações sobre trabalho
Foto: Charles de Moura/PMSJC
Qual carreira seguir, quais são as profissões que aparecem como tendência, dicas de formação, bem como a construção de um projeto de vida, alinhado à escolha profissional. Esses serão alguns dos assuntos abordados no 1º encontro de Integração de Jovens, promovido Prefeitura de São José dos Campos para adolescentes que vivem nos abrigos municipais.
A reunião que marca o início do projeto será realizada nesta sexta-feira (19), às 9h, no Cefe (Centro de Formação do Educador) e contará com a participação de 5 jovens, entre 15 e 17 anos.
Todos os trabalhos serão conduzidos pelo setor de qualificação da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, que também é responsável pela parte de aprendizagem teórica do programa Pró-Trabalho.
Para garantir um melhor aproveitamento por parte dos adolescentes, o conteúdo do projeto será dividido em 4 módulos que incluem atividades individuais e coletivas como: dinâmicas em grupo, jogos cooperativos, rodas de conversa, aulas expositivas, filmes e estudos de caso e aplicação de ferramentas coaching pessoal e de carreira.
Cuidado para o futuro
Atualmente, 12 adolescentes vivem em intuições mantidas pelo município. Nelas, eles têm acesso à educação, saúde, cursos na Fundhas, assim como outras atividades que contribuam para a formação pessoal e profissional.
Durante o período de aulas suspensas por conta da pandemia, a Prefeitura promoveu dentro dos abrigos oficinas de artesanato, culinária, expressão corporal, musicalização e noções de estética, tudo para continuar proporcionando aprendizagem e interação entre os acolhidos.