Política

Jornalista de Pindamonhangaba, Giovanni Romão, lança livro no Brasil e em Portugal

“De Dilma ao pós-Dilma – Artigos e pensamentos (2012-2020): o contexto político de um golpe à democracia”

O Livro

O que vivemos nos últimos anos no Brasil? O que ainda estamos enfrentando? Como serão os próximos passos? O “De Dilma ao pós-Dilma – Artigos e pensamentos (2012- 2020): o contexto político de um golpe à democracia”, com 134 páginas, é um ensaio de textos que, acima de tudo, busca lançar luz aos novos tempos e reforçar os desafios dos campos progressistas e de esquerda.

No livro estão reunidos artigos e pensamentos escritos de 2012 a 2020 – passando pelos anos que antecederam a reeleição de Dilma Rousseff, sua queda em 2016 e os efeitos pós-impeachment – este, inserido em um enredo de um golpe ainda maior.

Nos anexos de “De Dilma ao pós-Dilma”, a íntegra de três históricos depoimentos que, separados por 66 anos no tempo, conversam entre si de forma contundente.

 

Resenha

“Uma vez o filósofo brasileiro J. Chasin disse que “a conjunção entre o embrião maldito do capital incompletável e a insubstancialidade teórica e prática da Esquerda organizada é a determinação da miséria brasileira, determinação particularizadora, para o capital e capitalismo de extração colonial, da fórmula marxiana de miséria alemã”.

Fruto de um vasto esforço de 10 anos do Blog Papo Sem Censura, de uma compreensão histórico-genérica do desembocar da miséria brasileira, este livro anuncia uma narrativa do impeachment da presidenta Dilma no ano de 2016, e da crítica na qual ele se insere.

O autor defende e ilustra, ao longo das páginas, a decadência da autocrítica da esquerda, principalmente, de sua ala trabalhista, representada pelo Partido dos Trabalhadores, no governo desde 2002, e a ascensão da Direita, sobretudo, após as chamadas Jornadas de Junho, em 2013, culminando no retrocesso das conquistas sociais, cujo projeto havia sido rejeitado no pleito eleitoral, em 2014. A marca da direita, isto é, da burguesia, para Karl Marx, pai do socialismo científico, ao lado de Friedrich Engels, sempre foi o bonapartismo. É sua própria religião; é seu ardil. Afinal, ela deixou seu papel revolucionário-iluminista há tempo. Desde o emblemático ano de 1848, a burguesia extermina a classe trabalhadora para se manter no poder, fomentando golpes que impedem a classe trabalhadora de complementar sua própria revolução, iniciada em 1789. Por definição, a burguesia é pseudo-democrática, em tempos de abundância econômica, e golpista e violenta, em tempos de crise, como denomina o filósofo húngaro István Mészàros, do sistema sociometabólico do capital.

Neste sentido, é imprescindível a retomada prática e teórica de uma Esquerda organizada; e De Dilma ao Pós-Dilma é parte fundamental desse reajuste revolucionário.”

 

Professor André Alvarenga (doc em Memória Social pela Unirio)

 

 O Autor

Nascido em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, Giovanni Romão é jornalista, formado pela Universidade de Taubaté, e articulista do blog Papo Censura – plataforma criada em outubro de 2008. Ligado em política, automobilismo e esportes olímpicos, é apaixonado por samba e Carnaval – motivos maiores que o fizeram estabelecer parte de seu tempo no Rio de Janeiro, a partir de 2014.

Ao longo dos 12 anos do blog Papo Sem Censura, Giovanni acompanhou o desenrolar da política internacional, nacional e regional, produzindo artigos, podcasts e vídeos ao longo dessa trajetória sobre os mais variados assuntos ligados aos meandros da política.

Foi quando o blog caminhava para completar 10 anos, durante uma revisita aos arquivos da plataforma, que o jornalista localizou artigos e pensamentos que, distantes no tempo, conversavam entre si e desenhavam a narrativa que, agora, compõe o “De Dilma ao pós-Dilma – Artigos e pensamentos (2012-2020): o contexto político de um golpe à democracia”.

 Garanta o seu exemplar em:

Lisbon Press

Livraria Martins Fontes

Livraria da Travessa

Livraria Cultura

Amazon (e-book)

Kobo (e-book)

Fnac Portugal (e-book)

Google Books (e-book)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *