Janeiro Roxo: Campanha contra Hanseníase começa em Ilhabela
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde e divisão de Vigilância Epidemiológica, deu início à campanha “Janeiro Roxo”, que trata sobre a Conscientização, Prevenção e Combate à Hanseníase. As ações voltadas para o combate, controle e enfrentamento a doença se estendem até o dia 31 nas unidades de Saúde, em alusão ao Dia Mundial da Hanseníase.
A Hanseníase é uma doença causada pelo Mycobacteruim leprae que atinge primeiramente os nervos periféricos e, depois de meses ou anos, sem tratamento, acomete a pele. É transmitida através das vias respiratórias (fala, tosse, espirro) durante o convívio frequente e prolongado com um doente não tratado.
O principal sintoma da Hanseníase é o aparecimento de manchas no corpo de coloração variada (acastanhada, esbranquiçada ou avermelhada), que não coçam nem doem e com diminuição ou perda de sensibilidade, pele seca e queda de pelo. Seguido de áreas com formigamento, dormência e/ou dor ao longo dos nervos dos braços, mãos e pés.
As Unidades Básicas de Saúde realizarão atividades de prevenção e educação em saúde como rodas de conversa, busca ativa, avaliação de
comunicantes e atendimento porta aberta aos sintomáticos, ao longo do mês de janeiro.
“Essa campanha é realizada em todo território nacional e a Secretária de Saúde e Prefeitura de Ilhabela, com o ‘Janeiro Roxo’, dá incentiva a prevenção e combate à Hanseníase, com ações durante todo o mês. Nossos profissionais estão capacitados para dar um diagnóstico precoce e
realizar o tratamento preciso”, diz o secretário de Saúde, Gustavo Barboni.
Pontos estratégicos foram iluminados com a cor roxa, para chamar a atenção da população à Campanha, além de embelezar a cidade. Se você apresenta algum destes sintomas, procure a sua Unidade de Saúde.
A Hanseníase tem cura! O medicamento é fornecido gratuitamente em sua Unidade Básica de Saúde.