Jacareí promove Seminário sobre políticas públicas e prevenção de drogas, na quarta-feira (29)
A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, realizará, na próxima quarta-feira (29), um seminário sobre políticas públicas e prevenção de drogas. O evento é aberto ao público e tem o objetivo de conscientizar e unir sociedade civil e Poder Público na prevenção ao uso de álcool e drogas.
O seminário é uma parceria com o Comad (Conselho Municipal Sobre Drogas) e será realizado a partir das 8h, no auditório da Secretaria de Educação, localizado na Rua Lamartine Delamare, 69, Centro. O público-alvo são os servidores públicos das secretarias municipais, empresas, universidades e escolas públicas e privadas, além de representantes de todos os setores da sociedade.
“A prevenção é sempre a melhor maneira de se combater o uso e abuso de álcool e entorpecentes. A participação de todos é fundamental no debate sobre o assunto, por isso a importância de unir a sociedade como um todo neste seminário”, explica Elaine Alberigi, supervisora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), de Jacareí.
Conselho Municipal Antidrogas
O Conselho Municipal Sobre Drogas (Comad) foi criado em 2002, por meio de lei, e se constitui como órgão colegiado, de caráter opinativo e fiscalizador, nas questões referentes às drogas. O conselho é mantido pelo Poder Público Municipal e vinculado à Secretaria de Saúde, com representantes do Poder Público e da sociedade civil.
Tem a função de coordenar as atividades de todas as instituições e entidades municipais responsáveis pelo desenvolvimento das ações previstas na lei, assim como dos movimentos comunitários organizados e das instituições federais existentes no município, dispostas a cooperar com o esforço municipal. Assim, o Comad integra-se ao esforço nacional de combate às drogas, dedicando-se ao pleno desenvolvimento de ações referentes à redução do uso e abuso de drogas.
Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas
O dia 26 de junho marca a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. A escolha de uma data especifica é para que toda a sociedade tenha a oportunidade de refletir sobre de que forma está sendo enfrentada a questão dos psicotrópicos no país e debater estratégias de integração das ações do Poder Público e da sociedade civil.
Programação
8h às 8h30 – Credenciamento/Café
8h30 às 9h – Mesa de abertura/ Apresentação
9h às 9h50 – “Políticas públicas de drogas e promoção da saúde e cuidados”, por Myro Rolim
9h50 às 10h – Intervalo
10h às 10h30 – Apresentação
10h30 às 11h30 – “Prevenção contra drogas”, por Valeria Brasil
11h30 às 12h – Encerramento