Paz e Fé

Irmão Orlando Augusto, C.Ss.R. assume direção do Portal A12

Foto: Rian Torres - A12

Consolidado como um dos portais católicos mais acessados no Brasil, o A12 produz todos os dias conteúdos diversos, sempre com foco na evangelização, na devoção a Nossa Senhora Aparecida e também tem a missão de ser o veículo de Comunicação Digital oficial da Casa da Mãe Aparecida.

Do seu celular ou computador, é possível acompanhar e obter informações da Igreja e se conectar ainda mais ao Santuário NacionalEditora SantuárioRádio e TV Aparecida e à Congregação dos Missionários Redentoristas.

Contamos também com o Aplicativo Aparecida, onde em um só lugar os devotos têm à disposição todos os conteúdos do Santuário Nacional e podem também ter acesso ao Aparecida Ao Vivo, que com suas 17 câmeras transmitindo em tempo real tudo o que acontece no Santuário Nacional, faz ser possível ficar ainda mais próximo da Casa da Mãe Aparecida.

Alessandro Cardoso / Portal A12
Alessandro Cardoso / Portal A12


E para levar com muita qualidade e fé
 este conteúdo digital de Nossa Senhora, o A12 conta com 42 profissionais de diversas áreas, como jornalistas, webdesigners, profissionais da área de marketing digital, inteligência de mercado, videomakers, entre outros.

Até dezembro de 2022, quem esteve a frente do portal foi o Padre Jonas de Pádua, C.Ss.R., que atualmente exerce uma nova missão na Secretaria da Província Redentorista de São Paulo, a quem deixamos nossa gratidão pela amizade e pelo aprendizado que tivemos nesse período.

Agora, o portal A12 conta com uma nova direção, assumida pelo missionário redentorista Irmão Orlando Augusto Silva Cassiano, C.Ss.R, que tem a responsabilidade de dar continuidade à missão através deste veículo que se desenvolve a cada ano.

A seguir você irá acompanhar um bate-papo com o Irmão Orlando, trazendo para você mais detalhes sobre as expectativas da nova direção do portal de Nossa Senhora Aparecida.

A12 – O que representa para você como missionário assumir a direção do Portal A12?

Irmão Orlando, C.Ss.R – Sem dúvidas é uma grande responsabilidade assumir e abraçar essa missão que a mim foi confiada, de poder anunciar a Copiosa Redenção, através deste meio tão abrangente que é a internet,  “Para mim, como missionário redentorista, assumir a direção do Portal A12 é uma das formas de manter ainda mais vivo e atual o nosso carisma redentorista,” utilizando bem de todas as formas e condições que estão ao nosso alcance.

É uma missão que tem seus desafios, sabemos bem, porém é uma missão que não se realiza sozinho. Muito me motiva e alegra saber que posso contar com a graça de Deus, a intercessão amorosa e maternal de nossa Mãe Aparecida, com a colaboração e parceria dos meus queridos confrades e também de toda a equipe maravilhosa que compõe o Portal A12.

A12 – Como foi seu processo vocacional para ser um irmão redentorista?

Irmão Orlando, C.Ss.R – Os meus primeiros contatos com a Congregação Redentorista se deram por meio das vezes que vinha com meus pais em romaria ao Santuário Nacional, e também através dos meios de comunicação, mais especificamente pela TV Aparecida. Porém, o encantamento maior que tive pela Congregação foi em 2012, quando a minha cidade teve a graça de receber as Santas Missões Redentoristas. Foi ali que pude ter um contato maior com os padres e irmãos e me encantei ainda mais com o jeito de ser redentorista, através da vivência desse carisma maravilhoso iniciado por Santo Afonso e continuado por muitos outros ao longo da história.

No início do acompanhamento vocacional pensei em ser padre, mas ao longo do processo, fui conhecendo e me encantando ainda mais com a vocação do irmão missionário redentorista “Me identifiquei com este modo diferenciado de “ser Igreja”, ser consagrado, de poder colocar todos os meus dons a serviço da missão, sem necessariamente ser por meio do exercício do sacerdócio ministerial.”Essa vocação me encantou, então fiz esta opção de ser Irmão Redentorista, principalmente ao perceber e tomar consciência de toda a beleza e amplitude dessa vocação.

A12 – Na sua opinião, quais os desafios e perspectivas para a comunicação católica digital no Brasil?

Rian Torres – A12
Rian Torres - A12
Irmão Orlando C.Ss.R. em entrevista ao A12

Irmão Orlando, C.Ss.R – Acredito que os desafios que podemos encontrar hoje são referentes às formas e estratégias para conseguirmos transmitir cada vez mais o Evangelho para os corações feridos e mais necessitados.  “Me identifiquei com este modo diferenciado de “ser Igreja”, ser consagrado, de poder colocar todos os meus dons a serviço da missão, sem necessariamente ser por meio do exercício do sacerdócio ministerial.”Creio que as perspectivas passam pelo grande alcance e presença que a internet nos proporciona hoje. Como a cultura digital tem ganhado cada vez espaço na vida das pessoas, isso nos anima e motiva, pois para nós é um grande espaço que temos para colocarmos em prática nossa missão. Sabemos que não é algo fácil, mas que vale a pena.

A12 – E o que você espera do Portal A12 para o futuro e como deve ser o nosso trabalho daqui pra frente nesta missão?

Irmão Orlando, C.Ss.R – Espero que possamos cada vez mais sermos fiéis à nossa missão e à nossa identidade de sermos essa extensão do Santuário Nacional no ambiente digital, caminhando sempre em sintonia com a Igreja, com a congregação redentorista e com a Rede Aparecida de comunicação. E que através da nossa missão no Portal A12, possamos ser esse sinal da esperança e da misericórdia de Deus na vida das pessoas, principalmente daqueles que mais necessitam, e que buscam esse amparo através da internet.

Espero também a cada dia mais somar forças com os demais confrades e com os demais meios que compõe a Rede Aparecida de Comunicação, para que enquanto rede, possamos ser sempre fiéis à missão que o Senhor nos confiou de, através do Santuário Nacional e dos meios de comunicação, sermos fiéis anunciadores de sua copiosa redenção, de modo que possamos estar sempre “Conectados pela fé”.

Escrito por Alberto Andrade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *