Intituto IA3.ORG retoma “Medeia em Faces” com oficinas e ensaio aberto em 2021
Foto: Divulgação
Depois do ano marcante como foi o de 2019 para o projeto “Medeia em Faces”, no qual conquistou importantes premiações no Festival Estudantil de Mogi das Cruzes e no Festival de Teatro de Itapevi, a iniciativa retoma as atividades neste início de 2021 ao ser contemplada em dois editais: o de Linguagens Artísticas, do Fundo Municipal de Apoio às Políticas Culturais, e o PROAC Expresso (Estadual) – ambos por meio da Lei Aldir Blanc.
Após a primeira montagem do texto – que é uma adaptação livre da tragédia grega de Eurípides (431 a.C.), conduzida pelo dramaturgo Alberto Marcondes Santiago –, em 2012, o projeto foi retomado no ano de 2018, já apoiado pelo Instituto IA3.ORG dentro do projeto Atores Socias – iniciativa da instituição que envolve crianças e adolescentes no desenvolvimento, interpretação cênica e exercícios de dramaturgia. Nesta fase de pré-produção do espetáculo, dentro do edital de Linguagens Artísticas, serão realizadas oficinas para o público externo (Técnica Vocal, Expressão Corporal e Criação de Personagens) e um ensaio aberto. Dentro do PROAC Expresso, serão realizadas apresentações com transmissões online.
“Neste momento, a Medeia passa talvez pela sua maior transformação desde seu início. O Grupo está estudando de forma minuciosa e desenvolvendo as habilidades e conhecimentos pilares do teatro, como o corpo, a voz e a interpretação”, afirma Wesley Peterson da Silva, de Dramaturgia e Direção do espetáculo. “O público pode esperar algo emocionante, tocante e transformador. O objetivo é que quem participe das oficinas saia com a vontade e curiosidade despertadas para a prática teatral e quem participar como público leve a reflexão sobre a sociedade neste momento e sobre suas vidas.”
Mais sobre o espetáculo e o projeto
O “Medeia em Faces” nasceu do sonho do ator Mauro Morais, de Pindamonhangaba (SP), que para sua realização inicial contou com a adesão de artistas militantes da cultura na região. Valendo-se da estética trágica, a adaptação do espetáculo pretende promover o efeito de temor e compaixão por meio da leitura de um mundo de idealização do amor das mães pelos seus filhos, e da negação dos comportamentos e sentimentos humanos em seu cotidiano.
“Meu contato com Medeia se deu ainda no ano de 2019, em estudos sobre tragédia grega quando comecei, aos poucos, explorar e conhecer a força tanto desse universo quanto da própria personagem”, afirma a atriz Natália Mendrot de Godoi, que atua na Cia de Teatro Variante – originada do projeto Atores Sociais. “Hoje, poder retomar o contato com o texto de Eurípides me proporcionou uma nova oportunidade não só de colocar em prática o que havia aprendido, mas, principalmente, de aprender e explorar ainda mais, juntamente com um novo núcleo de artistas as questões sociais e filosóficas que a Medeia traz.”
Para o ator Murilo Belvedereze Keller, que assim como Natália também já integrou o Atores Sociais, “fazer parte do projeto e do espetáculo ‘Medeia’ é um grande aprendizado e um processo de construção constante de ideias”. Sobre o espetáculo, Murilo destaca: “Pegar um texto de Eurípides, escrito há mais de 400 a.c, e ver como ela se torna presente nos dias atuais me faz pensar o quanto a sociedade ainda é cruel em alguns aspectos. Medeia, ao meu ver, é uma das personagens mais terríveis e fascinantes da mitologia, uma mulher rejeitada e abandonada e que se torna protagonista de sua própria história.”
Sinopse do espetáculo
“Medeia em Faces” traz de forma íntima o mito, até hoje recorrente em nossa sociedade, que desafia o tempo ao aproximar a mulher grega da mulher contemporânea provocando o paradoxo da razão versos emoção no público, ao julgar essa amante que oscila entre o mito e o humano. Ela é a bruxa, a mãe e a dona de casa, um ser passional que usa todo o seu conhecimento para dar à Jasão, seu marido, o poder desejado e, em retribuição, é traída por ele. Sem família, sem rumo, ultrajada vai às últimas consequências, do amor incondicional à ira irreversível, ao assassinato dos seus filhos que ela tanto ama.
Sobre o IA3
O IA3.ORG – Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Humano, a Artes e Aprendizagem – foi constituído em 15 de maio de 2008, caracterizando-se como uma associação sem fins lucrativos de iniciativa privada com independência administrativa e financeira. Com sede no bairro Feital, em Pindamonhangaba (SP), o IA3.ORG tem como missão contribuir para a formação integral de adolescentes através de atividades educacionais, culturais, esportivas e qualificação profissional, como alternativa de inclusão social, combate à pobreza e emancipação daqueles em situação de vulnerabilidade social. Em seus 12 anos de atuação no município, são cerca de 4 mil atendidos por meio de múltiplos projetos mantidos pela instituição, como projetos dos Programas Educação para o Trabalho, Incentivo à Cultura e Socialização e Educação e Conscientização Ambiental.
Sobre o projeto Medéia em Faces
Baseado em “Medeia”, tragédia grega de Eurípides (431 a.C.), e em livre adaptação do dramaturgo Alberto Santiago, o projeto “Medeia em Faces” nasceu em 2012, do sonho do ator pindamonhangabense Mauro Morais. Desde 2018 apoiado pelo Instituto IA3.ORG, por dentro do Projeto Atores Sociais, a iniciativa tem como proposta contribuir para a formação cultural universal de alunos do ensino médio, educadores e público em geral, enfatizando a associação do mito à realidade atual nas relações familiares, despertando a visão humana à figura idealizada da mulher, mãe. Nos últimos anos, o projeto conquistou diversos prêmios, como no 6º Festemec (Mogi das Cruzes) e no 2º Festita (Itapeva) – ambos no estado de São Paulo.
Sobre o projeto Atores Sociais
Amparado nas diversas ferramentas de desenvolvimento, interpretação cênica e exercícios de dramaturgia, o projeto Atores Sociais visa ao protagonismo de crianças e adolescentes e ao fomento à cidadania. Em mais de 5 anos de projeto, foram atendidas cerca de 500 crianças e jovens residentes nos bairros do Araretama, Jardim Regina, Piracuama, Feital e bairros circunvizinhos. Neste período foram mais de 60 apresentações ao público.
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