Influenciadores digitais conhecem tecnologia nos serviços do CSI
Foto: Adenir Britto/PMSJC
Com domínio das redes sociais e da tecnologia, falar sobre segurança ficou ainda mais fácil para influenciadores digitais depois que eles conheceram de perto o CSI (Centro de Segurança e Inteligência) da Prefeitura de São José dos Campos.
Na quarta-feira (6), um grupo de influenciadores visitou o CSI. A maioria já sabia que São José é uma cidade segura, mas ver de perto como o trabalho das forças de segurança acontece nos bastidores, fez diferença.
“Fiquei impactada com as informações sobre segurança e com o CSI. Saber que mulheres vítimas de violência doméstica vão ter o Botão do Pânico me encantou. A visita foi uma experiência incrível”, disse a empresária e influenciadora Andrea Costa.
Para a advogada e influenciadora Gisela Campos, depois de conhecer o CSI ela teve certeza que São José é a melhor cidade para criar sua família e para seus negócios. “Voltei para São José há dois anos, depois de morar em Londrina. Já sabia que São José é diferenciada, mas agora vi que é uma realidade”, afirmou.
Essa foi a 7ª visita de grupos de influenciadores ao CSI. Com ela, já são mais de 70 influenciadores que conheceram o monitoramento inteligente da cidade. As visitas têm o objetivo de ampliar a interação com a sociedade e aumentar os canais de comunicação sobre segurança pública.
Em 15 meses de funcionamento, o CSI já recebeu mais de 750 visitantes, de vários setores, e 81 comitivas de outra cidades e estados.
Na visita, o grupo recebeu informações sobre o Programa São José Unida, que integra todas as forças de segurança da cidade, foi informado sobre investimentos e projetos e sobre a queda nos principais indicadores criminais nos últimos 5 anos.
Cidade Inteligente
“Quando a gente vê em filme a tecnologia no combate ao crime parece uma realidade distante. Mas no CSI percebi que essa tecnologia existe aqui, na nossa cidade”, afirmou a influenciadora Carol Leal. Para ela, o destaque foi ver como as câmeras podem fazer reconhecimento facial. “De fato, São José é uma cidade inteligente”.
Amo morar em São José e depois dessa visita, o sentimento aumentou”, disse Audrey Veiga. Segundo ela, vivemos em uma cidade avançada e inovadora.
Essa também foi a impressão de Erica Helena Mendes, GCM em Votorantim (SP), que veio conhecer o CSI acompanhada de policiais militares. Para eles, o CSI impressiona na segurança e mostra avanços reais contra o crime, melhorando o trabalho das forças de segurança com ganhos para a população.
Referencial
O CSI tem sido um referencial no combate à criminalidade. O sistema faz 24 mil horas de gravação por dia, com imagens full HD, com capacidade de reconhecimento facial, em tempo real.
Com a tecnologia e o Programa São José Unida, o CSI já atendeu mais de 690 ocorrências, já recuperou mais de 160 veículos e mais de 250 pessoas foram detidas.