“Incluir para Evoluir” promove momentos inesquecíveis para pessoas com deficiência em Pinda
Pindamonhangaba está vivenciando um verão repleto de inclusão e diversão com o projeto “Incluir para Evoluir”, promovido pela Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos. A iniciativa busca proporcionar experiências enriquecedoras para pessoas com deficiência, promovendo atividades recreativas e culturais no município.
A próxima ação, intitulada “Férias Inclusivas”, acontecerá nesta terça-feira, dia 23 de janeiro, na Estação Cidadania, das 14h30 às 16h30. Os participantes terão a oportunidade de se envolver em oficinas de Capoeira, Hip Hop, Dança Circular e Contação de Histórias, proporcionando momentos de aprendizado e diversão.
O projeto já realizou outros passeios, como a visita ao Museu do Futebol e Parque do Ibirapuera, em São Paulo, no dia 27 de dezembro, com a participação de 90 pessoas, incluindo crianças e adolescentes com deficiência e seus responsáveis. No dia 17 de janeiro, aproximadamente 200 pessoas, entre cadeirantes, pessoas com transtorno do espectro autista e síndrome de down, desfrutaram das atrações oferecidas pelo Clube de Campo do Piracuama, e no último dia 19 a ação promoveu atividades diversas no Parque da Cidade.
A diretora da Pessoa com Deficiência, Letícia Souza, destaca a importância dessas atividades para a integração e desenvolvimento pessoal. “As atividades de lazer e turismo são importantes elementos de integração, contribuem para o desenvolvimento e autoestima de todos”, disse a diretora.
O secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, avaliou o projeto como uma iniciativa crucial para a inclusão e bem-estar. “Esses momentos são essenciais para a saúde física, mental e psicológica”, garantiu, lembrando que para participar do projeto, os interessados poderão entrar em contato com a Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, ou com os grupos Mães de Azul, T21 e Mães Atípicas.