Pindamonhangaba

Imprudência de motociclistas aumenta internações na Santa Casa e Prefeitura discute ações

O desrespeito às regras de trânsito e a imprudência de uma considerada parcela de motociclistas estão aumentando o número de acidentes de trânsito e consequentemente o número de acidentados nas UPAS e Pronto-Socorro Municipal visando internações na Santa Casa de Misericórdia do Município.
Para amenizar esse problema, a Prefeitura de Pindamonhangaba está iniciando uma agenda de ações que foi discutida, na última semana, em reunião com a administração da Santa Casa, visando implementar estratégias de conscientização que possam reverter essa preocupante tendência.
A reunião contou com a presença do prefeito Dr. Isael Domingues, do vice-prefeito Ricardo Piorino, da secretária de Saúde Silvia Mendes e dos representantes da Santa Casa, diretores Luciano Nascimento, Dr. Renato Mayer Schmidt e Vanessa Bueno, médico Dr. Wilson Valentin e administrador Fábio Lemes.
Durante o encontro, foram analisados os dados sobre acidentes de trânsito com motocicletas e os impactos nas internações hospitalares, obrigando que grande parte dos recursos e dos funcionários sejam direcionados para esse trabalho.
O desrespeito às regras de trânsito e a imprudência de muitos motociclistas estão diretamente relacionados ao aumento dos acidentes. Em 2023, a média de solicitações de internação por ortopedia foi de 85 por mês. Já em 2024, esse número subiu para 104, com 16% de todos os traumas ortopédicos tendo sido resultados por acidentes envolvendo motocicletas. Segundo a entidade, atualmente são ocupados mensalmente uma média de 22 leitos de emergência para pacientes de ortopedia.

Motociclistas têm que respeitar as leis de trânsito
Dentro do plano de metas foram discutidas ações que serão implementadas e intensificadas para reverter esse quadro como: novas campanhas de conscientização que serão direcionadas não apenas aos motociclistas e ciclistas, mas também aos estabelecimentos comerciais que utilizam serviços de delivery e aplicativos de entrega, como iFood, Ai Que Fome, entre outros. A meta é conscientizar esses prestadores de serviço sobre a importância de seguir as regras de trânsito para garantir a segurança nas vias públicas.
Dentre as infrações mais comuns estão o avanço de sinal vermelho, trafegar em alta velocidade, ocultação de placa e passar nos cantos de redutores de velocidade (lombadas). Essas práticas não apenas colocam os motociclistas em risco, mas também outros usuários das vias.
“Precisamos de um esforço coletivo para reduzir esses números e salvar vidas. A segurança no trânsito é responsabilidade de todos e essas campanhas serão fundamentais para mudarmos essa realidade”, destacou o prefeito Dr. Isael Domingues.

Ocupação de leitos traz prejuízos para o atendimento na saúde
Durante o encontro foram discutidos os prejuízos e o aumento da espera de um paciente que precisa de uma vaga em clínica médica ou UTI em virtude da ocupação de leitos por pacientes acidentados.
Atualmente, a Santa Casa de Misericórdia conta com o suporte de quatro cirurgiões ortopédicos de urgência para garantir que os atendimentos sejam feitos o mais rápido possível. “Sabemos que a cidade está crescendo e se modernizando, o que transforma nossa sociedade e nossos hábitos. Os aplicativos de delivery se tornaram parte do nosso dia a dia, e como esses trabalhos têm seus riscos, é essencial conscientizar a população”, comentou o diretor da Santa Casa de Misericórdia, Luciano Nascimento.
A Prefeitura de Pindamonhangaba, através do Departamento de Trânsito, está empenhada em promover um trânsito mais seguro. “Vamos intensificar nos próximos meses essa campanha de conscientização, pois situações como essas nos obrigam eventualmente a aplicar remédios amargos, como a implantação radar eletrônico. Precisamos contar com a colaboração de toda a comunidade para que essas ações de conscientização surtam o efeito desejado, contribuindo para a redução de acidentes e internações na Santa Casa de Misericórdia”, afirmou a diretora Luciana Viana.

A história de Gabriel, que ficou 64 dias internado na Santa Casa
A história de Gabriel Corrêa Rosa, 27 anos, residente no bairro Vitória Valle, ilustra os impactos de um acidente de trânsito. Ele sofreu acidente de moto em dezembro, ao dormir na condução bateu no meio-fio, parando em um poste na Avenida Manoel César Ribeiro, próximo ao Parque da Cidade.
Gabriel teve a perna direita amputada no local, além de fraturas graves, passando 64 dias internado na Santa Casa. “Hoje valorizo mais a vida e reconheço o apoio da minha família durante esse período difícil. Pediria aos motociclistas que reconsiderem suas práticas arriscadas, pois a vida é frágil e vale muito mais do que qualquer manobra imprudente”, refletiu Gabriel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *