Ilhabela- Dança e Movimento traz grandes espetáculos neste final de semana
Cabeleira Doida, A mulher que não quer pôr os pés no chão e Paranoia são as atrações.
A arte cerca o arquipélago por todos os lados. Desde a semana passada, está em cartaz o Dança e Movimento, que segue com a programação de sua 22ª edição até o dia 6 de outubro, no Espaço Cultural Pés no Chão.
O evento é uma das maiores mostras de dança do Estado de São Paulo. Todas as apresentações serão no teatro Pés no Chão. A programação conta com artistas e grupos nacionais e internacionais, além de duas noites destinadas aos aprendizes de dança de escolas e instituições do município e da região.
Neste final de semana, o Festival terá uma intensa programação que começa nesta sexta-feira (20), a partir das 20h, com a Paraladosanjos, que apresenta Cabeleira Doida, espetáculo inspirado nos livros ‘Meu crespo é de Rainha’, de Bell Hooks, tratando-se de uma montagem baseada no teatro físico, visual e nas técnicas das danças aéreas. É o mais novo espetáculo infanto-juvenil do grupo, com direção de Natalia Mallo. Nini tem um cabelo longo, encaracolado, embaraçado e cheio de histórias. Por entre suas madeixas vivem ursos e piratas, há passeios de balões e exploradores, milhares de notas musicais e tantas outras farras. De maneira extremamente fantástica e visual, a obra pretende percorrer os labirintos existenciais de uma jovem.
A dançarina suíça Gabrielle Neuhaus apresenta The woman who didn’t want to come down to Earth – (A mulher que não quer pôr os pés no chão), no sábado (21), às 20h. A peça de teatro físico e visual combina movimento acrobático, dança e objetos do cotidiano. Ela trata da vida de uma mulher que se recusa a tocar o chão. Confrontada com ameaças e demandas externas, ela não obedece a regras nem à gravidade e chega a situações absurdas. Tendo como origem um material parcialmente autobiográfico, o espetáculo retrata o desafio universal do indivíduo para permanecer fiel a si mesmo.
Encerrando a programação do final de semana, a Companhia de Danças de Diadema apresenta, no dia 22 (domingo), às 20h, a peça Paranoia, que é dirigida por Ana Botosso. A obra foi idealizada a partir das ideias provocativas e imagéticas do livro Paranoia, do poeta paulista Roberto Piva. Poesia traduzida para e pelos corpos dos artistas bailarinos, a coreógrafa e o elenco da Companhia de Danças de Diadema mergulham no universo da poesia de Piva, materializando-a em imagens, cenas e movimentos, fragmentando-as também surrealisticamente. Indicado para maiores de 16 anos.
O Dança e movimento é uma realização do Espaço Cultural Pés no Chão, com apoio do ProAC- Secretaria de Estado da Cultura e Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci).
O Espaço Cultural Pés no Chão, Rua Macapá 72, Barra Velha, Ilhabela/SP. Mais informações sobre os espetáculos, horários e classificação etária – 12. 3896-6727. Entrada Franca.