Idosos de Taubaté iniciam vacinação em sistema drive-thru
Foto: Divulgação
Idosos com idade a partir de 90 anos irão receber a primeira dose de vacina na segunda-feira, dia 8 de fevereiro, em sistema drive- thru. O atendimento das equipes de saúde acontece das 8h às 15h30, na área coberta da Avenida Valter Thaumaturgo (Avenida do Povo) e na UBS + Mourisco (Avenida Santina Alvissus Fernandes, s/nº). A expectativa da Vigilância Epidemiológica é de iniciar a imunização de cerca de 1.400 pessoas dessa faixa etária, com a aplicação da vacina Coronavac.
O objetivo da ação é fazer com que os idosos precisem se deslocar o mínimo possível, mantendo o distanciamento no conforto de seus veículos, sempre utilizando máscara facial. É necessária a apresentação de documento de identidade e, se possível, adiantar o preenchimento de um documento disponível no link CLIQUE AQUI. Quem puder levar o formulário impresso e já preenchido colabora na agilidade do processo de vacinação. Essa guia poderá ser preenchida por todas as pessoas que irão se vacinar, independente da idade.
A Secretaria de Mobilidade Urbana irá interditar a via (coberta) da avenida e agentes de trânsito estarão no local para apoio, orientação e garantia da fluidez viária.
Além dos locais mencionados, estarão recebendo os idosos, as salas de vacinas de quatro UBS, sendo: Fazendinha, Aeroporto, Chácaras reunidas Brasil e Gurilândia.
As unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) da área urbana irão vacinar os idosos, já cadastrados pelas unidades, com mais de 90 anos, em suas residências. Na área rural, como a validade do frasco da vacina é pequena, para não haver perda de doses, os idosos de todas as faixas etárias serão vacinados em um outro momento, com a estratégia e data a serem divulgadas na ocasião.
Essa fase da vacinação será avaliada posteriormente e havendo sucesso na estratégia, deve se repetir para outros grupos vacinais mais adiante.
Até essa manhã de sexta-feira (5), 4.356 profissionais de saúde da rede particular foram vacinados. Os que ainda não se apresentaram nas unidades de saúde, a Secretaria de Saúde pede que aguarde convocação, após a chegada de novas doses de vacina.