Habitação faz homenagem para 150 mães indicadas pelas comunidades em empreendimentos sociais de Pinda
A Secretaria de Habitação de Pindamonhangaba promoveu durante a semana uma série de homenagens especiais em reconhecimento a mulheres que são mães e que se destacam dentro de suas comunidades. A iniciativa, que faz parte da responsabilidade social da Secretaria de Habitação, foi realizada em todos os bairros onde existem empreendimentos habitacionais de interesse social sob a gestão da Secretaria.
As homenageadas foram indicadas pelos próprios moradores de seus bairros, que reconheceram nelas exemplos de dedicação, cuidado, superação e compromisso com a coletividade. A ação teve como objetivo valorizar o papel dessas mulheres não apenas no ambiente familiar, mas também como agentes fundamentais na construção de comunidades mais unidas, resilientes e acolhedoras.
“Essas mães representam a força que sustenta seus lares em todos os nossos territórios. São lideranças silenciosas que fazem a diferença todos os dias, cuidando dos seus e, muitas vezes, também dos outros. Reconhecê-las é reafirmar o compromisso da Prefeitura com a promoção da dignidade, do respeito e da valorização social nos espaços onde atuamos”, disse a diretora de Habitação, Monique Dias.
Os momentos foram marcados por falas emocionadas, trocas de experiências e celebração da força feminina presente nas comunidades.
Para o secretário de Habitação, Francisco César ‘Chicão’, “a iniciativa faz parte da agenda da Secretaria voltada à promoção do desenvolvimento humano e urbano, fortalecendo os vínculos comunitários e contribuindo para a transformação social dos loteamentos de interesse social do município”.
Para ele, a ação reafirma o papel da política habitacional como fornecedora de moradia e promotora de cidadania e inclusão social, construindo laços que fortalecem os territórios e elevam a autoestima das famílias beneficiadas.
“Realizamos diversas visitas domiciliares humanizadas às mães dos loteamentos municipais sociais, como Castolira, Maricá, Azeredo, Liberdade, Araretama, Nova Esperança, Lago Azul-Goiabal, Chacrinha, Fazenda Mombaça, casas provisórias do Feital e Araretama. E ainda atendemos algumas mães em seus próprios locais de trabalho”, completou Chicão.
Para finalizar a ação, o Bem Viver recebeu na quarta-feira (4) uma reunião no período noturno no centro comunitário Mogno, onde 60 mulheres, que são mães, foram homenageadas pelos profissionais da Secretaria de Habitação.