Sem categoria

Há 14 anos São José EC garantia o acesso para Série A2 do Paulistão

São José acesso Série A3 2006 — Foto: Reprodução

Há exatamente 14 anos, no dia 20 de maio de 2006, o São José EC vencia o Santacruzense por 2 a 0, fora de casa, e garantia o retorno para a Série A2 do Campeonato Paulista. Com a vitória, a Águia do Vale terminou a fase na primeira colocação de seu grupo e avançou para disputar a final do torneio, onde a equipe foi derrotada e finalizou sua participação como vice-campeã.

A equipe era formada por jovens atletas da cidade de São José dos Campos, e aproveitou o fator casa, obtendo ótimo desempenho em jogos no Martins Pereira.

O campeonato

O campeonato tinha as 20 equipes divididas em dois grupos de dez. Os joseenses estavam no grupo 2, ao lado de: Osasco, Flamengo-SP, Independente, Itararé, Mauaense, Primavera, Santacruzense, São Bernardo e São Vicente. Pelo regulamento, os quatro primeiros colocados de cada conjunto avançariam na competição.

O São José alternou altos e baixos na primeira fase da competição, mas ainda assim, terminaram a etapa na terceira colocação e avançou para a próxima fase. A primeira e única vitória do time fora de casa até então aconteceu justamente na penúltima rodada, por 1 a 0 sobre o Primavera, resultado que deixou o time em situação confortável para avançar.

Na segunda fase, o São José surpreendeu os seus rivais que tinham maior investimento e conseguiu largar bem, pontuando em quase todas as partidas. Com sete pontos em três jogos, os joseenses lideravam o seu grupo.

O São José chegou à última rodada na liderança do grupo, com oito pontos. Os dois melhores colocados garantiriam o acesso, e o primeiro colocado disputaria a final com o primeiro do outro grupo.

A águia tinha a vantagem do empate, mas ao mesmo tempo tinha uma equipe difícil pela frente. O Santacruzense era um dos melhores mandantes do campeonato, e jogava com o estádio lotado, para tentar pressionar o São José e buscar a própria classificação.

Apesar da pressão recebida pelo adversário, o São José não se intimidou. Vandinho marcou para a equipe joseense Com gol marcado pelo artilheiro Vandinho, a equipe joseense, que saiu a frente no placar. Na volta do intervalo, o adversário foi pra cima, mas o São José fechou na defesa, e ainda encontrou uma oportunidade de ampliar o placar com Renato Araújo, que marcou o segundo gol.  A partir dali, os joseenses administraram o resultado, venceram por 2 a 0 e asseguraram o acesso para a segunda divisão estadual.

Com a vitória, o São José garantiu não apenas o acesso, mas também terminou na primeira colocação do grupo, chegando à final do campeonato. Na decisão, jogada em partida única, os joseenses foram superados fora de casa pelo Botafogo-SP por 1 a 0, ficando assim com vice-campeonato da Série A3.
Fonte: GE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *