Sem categoria

Há 101 anos atrás, Taubaté era campeão do interior

TAÇA PARAFUSO, ENTREGUE AO SPORT CLUBE TAUBATÉ, CAMPEÃO DO INTERIOR DE 1919. /A taça se encontra na Loja/Museu do Burro, que fica nas dependências Taubaté Shopping.

Hoje faz 101 anos que o EC Taubaté conquistou o título do Campeonato Paulista do Interior. O nosso parceiro Memórias Alvi Azul reuniu muitos detalhes dessa história. Você pode conferir aqui no Vale Flash:

Em 1919 foi organizado pela APSA (Associação Paulista de Sports Atléticos), por do seu presidente Edgar Nobre de Campo, o primeiro Campeonato Paulista do Interior.

No dia 10 de março às 21:00, na sede da APSA, no largo do Rosário em São Paulo, aconteceu a reunião onde se decidiu todo o regulamento do campeonato. Segue a lista do que foi decidido:

1 – Além dos árbitros para apitar os jogos, a APSA, resolveu escalar representantes oficiais para cada jogo;

2 – O campeonato seria realizado no sistema eliminatório;

3 – Os jogos teriam a duração de 40 minutos cada tempo, com 10 de intervalo;

4 – O preço dos ingressos seriam os mesmos cobrados nos jogos do Campeonato Paulista da primeira divisão (não se sabe qual o valor do ingresso, até o momento);

5 – Cabe ao clube mandande providenciar os ingressos e arcar com a passagem e hospedagem do time visitante;

6 – A APSA teria direito a 10% da renda líquida das bilheterias;

7 – Qualquer dúvida que surgisse no dia dos jogos, por qualquer uma das equipes, seria tirada pelo representante da APSA presente no local;

8 – Ficou estipulado que o campeonato começaria no dia 23/03;

9 – As partidas teriam que terminar no mesmo dia, em caso de empate, o tempo seria prorrogado;

10 – Os times teriam até 5 dias antes do início do campeonato para fazer a inscrição de atletas, ou seja, até o dia 18/03;

11 – O campeonato foi divido em Zonas: Zona Central, Zona Mogiana, Zona Sorocabana, Zona Paulista;

12 – Os campeões das zonas se enfrentariam, até chegar aos finalistas;

13 – A final seria disputada na cidade de São Paulo;

14 – Os finalistas teriam a passagem e hospedagem pagas pela APSA.

Assim ficaram divididas as equipes participantes do primeiro Campeonato Paulista do Interior:

ZONA SOROCABANA

EC XV de Piracicaba (Piracicaba)

Sport Club Savoia (Votorantim)

Sport Club Sorocabano (Sorocaba)

ZONA CENTRAL DO BRASIL

SC Taubaté

AA Caçapavense (Caçapava)

AE Guaratinguetá (Guaratinguetá)

ZONA PAULISTA

Rio Claro FC (Rio Claro)

EC Corinthians (Jundiaí)

ECPirassununguense (Pirassununga)

Paulista FC (Jundiaí)

ZONA MOGIANA

Comercial FC (Ribeirão Preto)

As cidades de Santos e Campinas, tinham suas ligas que eram fortes e, em conversa com APSA, mandaram seus respectivos campeões para participar do campeonato: O Brasil FC (Santos) e White Team (Campinas), que se enfrentariam para decidir quem avançava na competição.

A Associação Esportiva Guaratinguetá enviou um oficio a APSA no dia 12 de Março, desistindo da participação no campeonato (não se sabe o motivo da desistência, até o momento). Com isso a Zona Central do Brasil ficou composta somente por EC Taubaté e AA Caçapavense.

O Alvi Azul realizou três partida amistosas antes do início do campeonato. Segue as partidas realizadas:

Data – 16/02

SC Taubaté 7×0 AE Sao José

Local: Taubaté – Campo do Bosque

Data – 23/02

SC Taubaté 6×0 6º Batalhão de Infantaria Leve de Caçapava

Local: Taubaté – Campo do Bosque

Data – 09/03

6º Batalhão de Infantaria Leve de Caçapava 2×2 SC Taubaté

Local: Caçapava

SPORT CLUB TAUBATÉ x ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA CAÇAPAVENSE

Mediante sorteio na APSA, ficou determinado que a partida entre Esporte Clube Taubaté x Associação Atlética Caçapavense, que decidiria o título da Zona Central do Brasil seria realizada na casa do Alvi Azul, em Taubaté, no Campo do Bosque.

Chegado o grande dia, tarde ensolarada, o Campo do Bosque recebeu um grande número de torcedores, inclusive muitos vindos de Caçapava, mas a maioria esmagadora era de Taubateanos. A partida foi amplamente dominada pelo SC Taubaté, que aplicou uma impiedosa goleada, deixando seus torcedores entusiasmados, tornando-se campeão da Zona Central do Brasil e avançando para fase seguinte do Campeonato Paulista do Interior.

Data – 23/03

SC Taubaté 9×1 AA Caçapavense

Local: Taubaté – Campo do Bosque

Árbitro: Odilon Penteado

Gols: 1º Tempo – Gol da AA Caçapavense o autor não foi identificado 0x1.

2º Tempo – Jajá (T) 1×1, Porfirio (T) 2×1, Tatu (T) 3×1, Jajá (T) 4×1, Sansoni (T) 5×1, Evandalo (T) 6×1, Tatu (T) 7×1. Falta o autor de outros dois gols do SC Taubaté.

As equipes atuaram assim:

SC Taubaté: Paulinho; Ismael e Simi; Ernesto, Santinho e Porfirio; Evandalo; Sansoni, Tatu, Jajá e Aristides.

AA Caçapavense: Corintho; Braz e Garcia; Machado, Juquita e Belmiro; Cassiano, Joviano, Alfredo, Desiderio e João.

O BANQUETE

Em comemoração ao título da Zona Central do Brasil, no dia 25 de Março, ás 19:00 horas, no Hotel Lino em Taubaté, foi oferecido um banquete aos jogadores do Alvi Azul, fornecido por alguns sócios do clube. O salão do banquete estava caprichosamente decorado com as cores Azul e Branco e no centro, uma enorme mesa com o formato do número 9, em alusão aos 9 gols feitos na partida. Sentaram-se na mesa os atletas, Dr. João Rachou diretor esportivo, Dr. Cesar Costa vice presidente, Antonio Valente da Silva o tesoureiro, Cornélio Aguiar e José Moreira da Cunha, os secretários, sócios do clube e alguns representantes da imprensa.

No centro da mesa haviam 2 bolas, uma que foi usada na partida e balançou a rede adversária por 9 vezes e a outra de chocolate, oferecida aos atletas pelo senhor José Teixeira, proprietário do Hotel. Durante o banquete tocou a orquestra do Cine Odeon.

Pediram a palavra, o vice presidente, Cesar Costa; o torcedor e sócio do clube Severiano de Miranda; o torcedor, sócio do clube e professor Arthur Bonh, que ofereceu em nome das senhoritas Taubateanas, um belo ramalhete de flores, ao capitão do time, Evandalo Monteiro e; para finalizar, o torcedor e sócio do clube Mario Lucheal, ofereceu aos presentes uma taça de Champanhe. Rolou durante todo o banquete um clima de total harmonia, descontração e felicidade.

SPORT CLUB TAUBATÉ x BRASIL FUTEBOL CLUBE

Campeão da Zona Central do Brasil, o Alvi Azul enfrentaria na sequencia do campeonato o Brasil FC, o atual campeão da liga de Santos e que derrotou o White Team, campeão da liga de Campinas na fase anterior, pelo placar de 4×3, jogando em seus domínios.

A partida contra o Brasil FC era de suma importância, quem ganhasse garantiria vaga na final do Campeonato Paulista do Interior. A partida foi realizada em São Paulo, no campo da Associação Atlética das Palmeiras.

A exemplo do que fez antes da partida contra Caçapavense, o Alvi Azul realizou uma partida amistosa, que serviu de preparação para o confronto contra o Brasil FC:

Data – 30/03

AE São José 1×0 SC Taubaté

Local: Campo da Avenida Dr. João Guilhermino – São José dos Campos

O Alvi Azul foi um dia antes da partida de trem para São Paulo, juntamente com um grande número de torcedores, que esperavam nada mais que a vitória e vaga garantida na final. No mesmo campo, às 14:00 horas, também pelo Campeonato do Interior, teve o jogo Paulista FC 1×2 SC Savoia. Ao término da partida um pouco depois das 15 horas e 30 minutos, entraram em campo o Alvi Azul e o Brasil FC, que começou muito bem a partida abrindo o placar mas, o Alvi Azul, liderados por Tatu e Evandalo, brilhantemente virou a partida e se garantiu na final do campeonato.

Data – 06/03

SC Taubaté 3×1 Brasil FC

Local: Campo da Floresta – São Paulo

Árbitro: Odilon Penteado

Gols: 1º Tempo – Autor do gol do Brasil FC não encontrado 0x1 – Aristides (T) 1×1.

2º Tempo – Tatu (T) 2×1, Evandalo (T) 3×1.

As equipes entraram em campo assim:

SC Taubaté – Paulinho; Ismael e Simi; Ernesto, Santinho e Porfirio; Evandalo, Sansoni, Tatu, Jajá e Aristides.

Brasil FC – Não se tem a escalação, até o momento.

SPORT CLUB TAUBATÉ x COMERCIAL FUTEBOL CLUB

Na final do Campeonato Paulista do Interior, o SC Taubaté teve pela frente a forte equipe do Comercial FC de Ribeirão Preto, que jogou no dia 12/04 contra o SC Savoia de Votorantim, no mesmo local da finalíssima, o Campo da Floresta em São Paulo. Jogo esse que mais parecia uma tourada, tamanha era a violência dos jogadores na partida, mas que em seu final teve a vitória do Comercial FC, pelo placar de 2×0.

No dia 13/04, no campo da Floresta, às 16:00 horas, diante de um público que lotou as dependências do estádio, com muitos torcedores vindos das cidades de Taubaté e Ribeirão Preto, entraram em campo os finalistas sobre um salva de aplausos.

Os primeiros 10 minutos da partida foram absolutamente de domínio do Alvi Azul, que com uma espetacular troca de passes e muita velocidade, deixou a equipe do Comercial desorientada, em total desespero, até que o capitão do Alvi Azul, Evandalo escapa pela esquerda, cruza pelo alto e Salvador Sansoni de cabeça abre o placar, 1×0 Taubaté.

Após o gol sofrido, o Comercial esboça uma reação com Orestes e Fernandes que tentam organizar a linha ofensiva e pressionar em busca do gol de empate, mas sem nenhuma chance clara de gol. Já o Alvi Azul tem boas escapadas pela esquerda com os irmãos Jajá e Aristides, que infernizavam a defesa Alvi Negra com jogadas individuais espetaculares, que levavam a torcida ao delírio. Mas, a etapa inicial terminou com a vantagem minima do Alvi Azul 1×0.

Já na etapa complementar o panorama da partida mudou, o Comercial começou com tudo, em busca do gol de empate,e o fez depois de boa jogada pela direita de Belmacio, que cruzou na área e Quinin, domina e chuta rasteiro, 1×1. O Comercial se anima e vai para cima em busca da virada, mas em uma saída de bola rápida, o capitão do Alvi Azul Evandalo, arrisca um chute da intermediaria, uma bomba que vai parar nos fundos das redes, golaço, 2×1.

O Comercial sentiu o gol, seus zagueiros chutavam sem direção a bola para frente, seus meio campistas erravam muitos passes e o Taubaté tirou muito proveito dessa situação. Novamente Evandalo em tabela com Jajá, faz bonito passe para Tatu, que domina dentro da área e com chute forte a meia altura faz o gol, 3×1. O zagueiro Eurico do Comercial, que é adepto do jogo violento, tentou machucar propositalmente alguns jogadores do Alvi Azul, principalmente Jajá e reclamou muito com o árbitro de diversos lances, mas não conseguiu nada. Chegando assim ao final da partida com a vitória do Esporte Clube Taubaté, tornando-se campeão Paulista do Interior de 1919. Após o fim da partida, o vice presidente da APSA fez a entrega dos prêmios aos jogadores do Taubaté e do Comercial, sendo entregue a taça Parafuso ao campeão!

Data -13/04

SC Taubaté 3×1 Comercial FC

Local: Campo da Floresta – São Paulo

Árbitro: Odilon Penteado

Gols: 1º tempo: Sansoni (T) 1×0

2º. tempo: Quinin (C) 1×1 – Evandalo (T) 2×1 e Tatu (T) 3×1

As equipes atuaram assim:

SC Taubaté: Paulinho, Ismael e Simi; Ernesto, Santinho, Porfírio e Evandalo; Sansoni, Tatú, Jajá e Aristides.

Comercial FC – Não se tem a escalação, até o momento.

O jornal O Paiz do Rio de Janeiro, se referiu assim ao SC Taubaté, campeão do Interior: “O Campeão do Interior dispõem de um time muito homogêneo e combinado, notadamente as linhas de halves e forwards. O ataque é esplêndido, sendo a ala esquerda terrível, formada por Jajá e Aristides. Outro elemento que se destaca é o half-beck direito, Ernesto, de uma segurança pouco comum. Os backs firmes nas entradas, mas pouco precisos nas rebatidas, destaca-se Simi, o goal-keper, excelente”.

A revista A Vida Moderna de São Paulo, se referiu assim ao SC Taubaté, campeão do Interior. “A equipe nortista, esteve magnífica, sendo merecidíssima da vitória estupenda que alcançou por 3×1, conquistando assim o título de Campeão do Interior e a taça Parafuso.

Não podemos terminar essa rápida notícia sem nos referirmos ao jogo esplêndido de Jajá e Aristides, que formam a ala esquerda do team Taubateano. São dois foot-ballers de primeira água, dignos de figurar em qualquer clube da primeira divisão. Francamente, nenhum de nossos teams, possui uma ala cujo jogo se compare aos destes forwards”.

O jornal A Rua – Seminário Ilustrado do Rio de Janeiro, se referiu assim ao SC Taubaté, campeão do Interior: “O team do Taubaté é digno de uma menção especial, merecidamente conquistou o título de campeão do interior de São Paulo, homogêneo, forte, combinado, é um conjunto respeitável, que poderá opor séria resistência ao mais disciplinado team da capital.

Jajá e Aristides, formam a ala esquerda, terríveis esses dois jogadores, os outros também de primeira ordem, o half-back direito, Ernesto um profundo conhecedor de sua posição, entrando com segurança e distribuindo o jogo com acerto. O Center Tatu é habilidoso e muito esforçado, dá conta do recado, o capitain, Evandalo, distribuí o jogo com maestria e tem um chute violento, dos full-backs, destaca-se Simi, muito firme nas entradas”.

O RETORNO DOS CAMPEÕES A TAUBATÉ

Depois da coquista do título na tarde do dia 13/04, toda delegação do Alvi Azul regressou de trem a Taubaté, onde uma multidão os aguardava, às 22:00 horas, era quase impossível entrar na estação de trem, tamanho era o número de pessoas que lá estavam. As corporações musicais que se encontravam presentes a da Companhia Taubaté Industrial, Philarmônica Taubateense e João do Carmo, tocavam alegres dobrados.

Quando por volta das 23:00 o trem apareceu, o entusiasmo tomou conta da multidão, bateria de fogos foram queimadas, todos gritavam e todos ovacionavam o time Campeão do Interior. Com muita dificuldade se organizou uma passeata até o centro da cidade, onde os jogadores foram carregados nos braços pela multidão. A passeata continuava e com muita festa, até parar em frente da casa do diretor esportivo João Rachou, onde Gastão da Câmara Leal fez um discurso muito entusiasmado e entregou um taça para João Rachou, em homenagem ao título conquistado.

Em seguida a multidão continuou a festa madrugada a dentro pelas ruas do centro, regado a muito álcool, exaltando o título do SC Taubaté. Era quase de manhã quando as festividades diminuíram e aos poucos terminaram.

 

Conheça mais sobre a história do EC Taubaté no site do Memórias Alvi Azul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *