Gincana cultural “Xô Desperdício” da EDP realiza cerimônia de premiação para escolas vencedoras
Com mais de 80 mil visualizações e 28 mil curtidas nos vídeos que disputaram a 4ª edição da Gincana Cultural “Xô Desperdício” da EDP, distribuidora de energia do Vale do Paraíba e Alto Tietê, o concurso cultural chega ao fim e as escolas vencedoras foram reconhecidas em uma cerimônia de premiação, no dia 30 de agosto, em São José dos Campos.
As 10 escolas que tiveram maior engajamento nos vídeos publicados durante a Gincana receberão sistemas de Geração Solar Fotovoltaica, possibilitando a redução do consumo da unidade escolar por meio de energia renovável e estimulando, ainda mais, o uso eficiente e seguro da eletricidade. Pindamonhangaba, Cachoeira Paulista, Potim, Tremembé, Roseira, Lorena, Caçapava, Guararema, Suzano e Itaquaquecetuba, são as cidades com colégios premiados.
A escolha aconteceu após o período de votação dos conteúdos produzidos pelos alunos, a partir da temática do uso racional e seguro da energia elétrica. A playlist com 25 vídeos produzidos por 8.000 alunos de 7 escolas do Alto Tietê e de 18 unidades do Vale do Paraíba está disponível no Youtube EDP Brasil. As equipes vencedoras foram recebidas no Teatro Colinas, em São José dos Campos. A cerimônia contou com o reconhecimento dos ganhadores e um show artístico com o Coletivo Circo no Quintal.
“A premiação das escolas vencedoras da Gincana é o marco de encerramento do ciclo 2022/2023 do Projeto Boa Energia nas Escolas, que é um grande sucesso em toda a região de atuação da Companhia. Ao estimular o consumo sustentável e a redução do desperdício, entendemos que é possível colaborar com a formação de cidadãos conscientes de seu papel como agentes de transformação social”, afirma Cristiane Fernandes, diretora da EDP em São Paulo.
Somente neste último ciclo do projeto foram mais de 250 escolas municipais visitadas pelo Caminhão da Boa Energia, o laboratório itinerante da EDP, impactando 97.600 mil alunos e 1.171 professores com a temática da preservação dos recursos naturais e uso seguro e eficiente da energia. A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da EDP, que utiliza a metodologia PROCEL Educação e é apoiado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Pindamonhangaba esteve presente no evento, com representantes da Escola Municipal “Professor Mário de Assis César”, que conquistou o segundo lugar. “O dia marcará a memória dos alunos que deixaram o evento repletos de fascínio pela experiência vivida”, relatou a gestora regional Soraia de Paula, que acompanhou o grupo.
Conheça todas as escolas com seus vídeos ganhadores da Gincana Xô Desperdício:
EMEIEF Ottom Fernandes Barbosa – Cachoeira Paulista
EMEF Benedito Lúcio Thomaz – Potim
EMEF Professor Ernani Giannico – Tremembé
EMEF Professor Ernesto Marcondes Rangel – Roseira
EM Professora Leda Maria Bilard de Carvalho – Lorena
EM Professor Mário de Assis César – Pindamonhangaba
EMEF Professora Dafne César Ghidella – Caçapava
EM José Donizete de Paiva – Guararema
EM Professor Paulo Henrique Barreiros – Suzano
EMEB Vila Zeferina – Itaquaquecetuba
Sobre a EDP Brasil – Presente há mais de 25 anos no país, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 12 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração (com foco em energia solar por meio de geração distribuída), Transmissão, e Comercialização de energia no mercado livre. Em Distribuição, atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2023, foi eleita pelo quarto ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021 e 2022, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 17 anos.